quinta-feira, 28 de junho de 2012

«Por quien no doblan las campanas»: a mentirosa versão oficial

Bilbo * E.H.
Utilizando a boa vontade de algumas vítimas da violência das Forças de Segurança do Estado, o Governo títere de Gasteiz e a EITB passam de forma subreptícia a mentirosa versão oficial sobre a morte da menina Begoña Urroz. Chega-se ao cúmulo de a direcção do documentário agradecer a 'el correo español, diario de la falange española tradicionalista y de las JONS' pela sua colaboração, sendo este diário faccioso cúmplice do genocídio franquista.

«Uma mentira dita cem vezes torna-se verdade»
«Mais vale uma mentira que não possa ser desmentida que uma verdade inverosímil»
«Mente, mente que alguma coisa fica! Quanto maior é a mentira mais as pessoas acreditam nela»
(Joseph Goebbels, ideólogo, assassino e genocida nazi) / VER: SareAntifaxista

Adenda: «A oposição de Donostia aprova entrega da medalha de ouro à menina Urroz, com a abstenção do Bildu» (SareAntifaxista) Os três partidos da oposição na CM de Donostia (PNV, PSE e PP) aprovaram ontem uma declaração institucional a favor da entrega da medalha de ouro da cidade aos familiares de Begoña Urroz, a menina de 22 meses que morreu no dia 27 de Junho de 1960 por causa de uma bomba incendiária colocada na estação de Amara, e que o Governo espanhol reconheceu este ano como primeira vítima da ETA, mas que, «de acordo com todas as investigações», foi vítima de um atentado da organização DRIL.

Leituras:
«Cómo se construye una mentira», de Iñaki EGAÑA (Gara)
En esta investigación repleta de datos, el historiador Iñaki Egaña desmonta la mentira de que la niña Begoña Urroz, de 22 meses, fuera en 1960 la primera víctima de ETA. La cadena de atentados en varias ciudades del Estado español fue obra del DRIL.

«Víctimas: respeto, manipulación y olvido» (Gara)
Paradójicamente, frente a la manipulación de unos y el olvido consciente de otros, aquellos que recordaron a todas las víctimas por igual son quienes todavía sufren amenazas de ilegalización y el acoso de quienes son incapaces de mostrar su misma sensibilidad y respeto.