sexta-feira, 22 de junho de 2012

O movimento Herrira e diversos desportistas apresentaram o manifesto «Euskal pilota», em Donostia

O movimento Herrira apresentou hoje em Donostia, junto ao Pente do Vento, o manifesto «Euskal pilota / La pelota vasca», numa conferência de imprensa a que se associaram também diversos desportistas, no activo ou não.

Sobre o significado da «pelota basca», afirma-se no manifesto: «Os governos têm nas suas mãos a chave da política penitenciária, já que a pelota está no seu telhado. Mas é a sociedade basca que tem a chave para fazer com que os governos se mexam e dêem passos. A pelota basca é precisamente isso: o desafio histórico de encontrar uma saída para a situação dos presos e dos exilados por forma a construir soluções e estabelecer a paz.» (Berria

«Euskal pilota» manifestua / Manifiesto «La pelota vasca»

Familiares de jovens condenados são despejados da CM de Barañain
Debatia-se hoje na Câmara Municipal de Barañain (Nafarroa) uma moção sobre a recente condenação, pela AN espanhola, de três habitantes de Barañain - Luis Goñi, Xabier Sagardoi e Mikel Jimenez - a seis anos de prisão.

Depois de a UPN e o PSN se terem recusado a pedir a absolvição destes jovens (e da abstenção da Izquierda-Ezkerra e do vereador do NaBai-PNV Ioseba Uriz), os familiares presentes na sessão protestaram. Nesse momento, o autarca da localidade, Jose Antonio Mendive (UPN), ordenou a expulsão destas pessoas, nem que para tal fosse necessário chamar a Guarda Civil.

A partir daí, os familiares foram arrastados pela Polícia Municipal de Barañain, facto que provocou mal-estar e indignação entre quem assistia à sessão, vivendo-se momentos de grande tensão. Os familiares denunciaram a atitude do presidente da Câmara de Barañain, e anunciaram novas acções de protesto para os próximos dias. / Fonte: ateakireki.com

Ver também: «La IA llama a la marcha de bicis de mañana en contra de los juicios políticos» (ateakireki.com)

Solidariedade com Lander Fernández Arrinda em Itália: Lander libero!
Casetta Rossa vi aspetta tutti domenica al pranzo sociale di sottoscrizione per Lander, per sostenere le spese legali.
Para assinar a petição e aceder à informação sobre este «caso basco» em Roma: http://uncasobascoaroma.noblogs.org/

Banda Bassotti - «El pueblo unido!»