sábado, 23 de junho de 2012

O Eleak de Bilbo dá a conhecer a campanha para denunciar o acosso policial

O Eleak anunciou ontem que vai lançar uma campanha durante o Verão para denunciar o acosso policial «que terá como espaço geográfico de acção as festas das terras e bairros de Bilbo». O objectivo da mesma é «tornar visível a realidade do acosso policial, sobretudo entre a gente jovem, sendo seu propósito que tais perseguições desapareçam de uma vez por todas da vida política e social de Euskal Herria».

«Tivemos conhecimento de que diversos corpos policiais - Ertzaintza, Guarda Civil e Polícia Nacional - têm vindo a acossar vários bilbaínos e a fazer diversas propostas de colaboração policial com a correspondente ameaça de represálias: ameaças telefónicas, vigilâncias asfixiantes, simulacros de sequestro, esperas à porta de casa», referiram numa conferência de imprensa que ontem teve lugar na capital biscainha.

Como exemplo, relataram o caso concreto de Iker Uruburu, morador da Parte Velha de Bilbo. «É ainda mais grave se tivermos em conta que é a segunda vez que se vê submetido a este tipo de pressões por parte da Polícia num intervalo de três meses. Tanto o Iker como os outros jovens que estão a sofrer este tipo de situações não têm nada que viver com esta ameaça, sem saber quem estará à sua espera à porta, com medo de andar sozinhos de noite», destacaram.

«Eles não têm nada que aguentar e viver esta tensão, e esta sociedade não pode permitir que estas situações de violência estrutural se perpetuem sine die», insistiram.

«Em Euskal Herria é necessário um panorama de democracia e de paz, que ultrapasse as expressões violentas do conflito, deixando para trás a repressão e a violência e respeitando todos os direitos. Por isso, o nosso contributo será trabalhar em conjunto para exigir que estes casos não se voltem a repetir, manifestando determinação para tal», sublinharam os membros do Eleak.

Deste modo, a campanha que puseram em marcha inclui um manifesto e recolha de assinaturas, com vista a acabar com estas atitudes de acosso. Para além disso criaram a página www.jazarpenpolizialikez.tk, onde se pode ler o texto da conferência de imprensa na íntegra (em euskara e castelhano) e onde dão conhecimento das suas iniciativas. Ali, também há folhas à disposição para assinar; ao longo do Verão, serão distribuídas pelos espaços festivos. / Martxelo DÍAZ / Fonte: Gara

Ver também: «Bilbon Poliziaren jazarpenak badirauela ohartarazi du Eleak-ek» (BilboBranka)

«Mimoak» afirma que «a bola» do repatriamento está no telhado do Governo
«Mimoak» é uma nova imagem da solidariedade com os presos políticos bascos, que se deu a conhecer esta manhã frente ao palácio da Moncloa, em Madrid. Com uma bola de plástico como símbolo, três mimos com txapela e a cara pintada de branco colocaram-se num dos acessos à residência oficial do presidente do Executivo espanhol, Mariano Rajoy.

Mostravam três cartazes. No primeiro podia ler-se «Mariano, muévete, presos a Euskal Herria». No segundo também era directamente referido o chefe do Executivo espanhol, lembrando-lhe que «a bola está no teu telhado». Num terceiro cartaz, em inglês, defendia-se o repatriamento dos prisioneiros. / Ver: naiz.info e ateakireki.com / Fotos: Mimoak Moncloan

Almoço solidário com os presos em Hazparne
No âmbito das festas desta localidade de Lapurdi (herrialde localizado no Norte de Euskal Herria, actualmente sob ocupação francesa), amanhã, pelas 14h00, haverá um almoço a favor dos presos políticos bascos. / Mais info: Baiona Askatu