domingo, 17 de junho de 2012

A CM de Urduña homenageou os prisioneiros de guerra no campo de concentração franquista

Faz hoje 75 anos que as tropas franquistas entraram na cidade biscainha de Urduña, onde instalaram um campo de concentração para prisioneiros de guerra, pelo qual viriam a passar mais de 50 mil pessoas. Por esta razão, a Câmara Municipal homenageou os que ali estiveram presos ou ali faleceram.

Na ocasião, estiveram presentes dois sobreviventes - o miliciano republicano Tábio Rubio e o gudari Juan Larrinaga -, que foram homenageados na Foru plaza; foi ainda inaugurado um monumento em homenagem a todos aqueles que ali estiveram encarcerados ou foram mortos durante o franquismo.

Para além dos prisioneiros sobreviventes, também estiveram presentes familiares de prisioneiros, alguns deles vindos de Barcelona, Málaga ou Pau. / Notícia completa: aiaraldea.com

Homenagem aos milicianos asturianos caídos no pinhal de Bolunburu
Larrabetzu 1937-2012 * E.H.
No domingo passado, dia 10 de Junho, foram homenageados no pinhal de Bolunburu, em Larrabetzu (Bizkaia), os milicianos asturianos que ali deixaram a vida em Junho de 1937, quando faziam frente à ofensiva das tropas golpistas às ordens do fascista F. Franco.
Fonte: SareAntifaxista / Ver também: larrabetzu.org


Homenagem junto aos quatro gudaris exumados em Ziardamendi, 76 anos depois
Especialistas da Sociedade de Ciências Aranzadi deram ontem início à exumação dos restos de quatro gudaris caídos em Setembro de 1936 em Ziardamendi (Elgoibar, Gipuzkoa), naquela que ficou conhecida como Batalha de San Migel.
Representantes institucionais, como Martin Garitano, e políticos, como Joseba Egibar, participaram numa pequena homenagem junto à vala. / Ver: Gara