quinta-feira, 16 de agosto de 2012

541 presos políticos bascos em luta em 64 prisões para apoiar Uribetxebarria

De acordo com a nota emitida pela associação Etxerat, são já 541 as presas e os presos políticos bascos que se encontram em luta, em 64 prisões dos estados francês e espanhol, para denunciar a situação em que se encontra o preso Iosu Uribetxebarria, gravemente doente, com um cancro terminal, e para pedir a sua libertação. A grande maioria dos presos está a fazer greve de fome por tempo indefinido. Outro tipo de protestos são: fechamentos nas celas, recusa da comida da prisão, concentrações, envio de cartas ao Ministério do Interior e às Instituciones Penitenciarias, jejuns rotativos, etc. / Ver lista de prisões em etxerat.info

«Uribetxeberria faz um apelo à calma, aconteça o que acontecer»
À espera de que as Instituciones Penitenciarias tomem uma decisão sobre a sua liberdade condicional, Iosu Uribetxeberria fez um pedido a toda a gente, através da sua advogada: «quero fazer um pedido claro a todo o mundo: que, saia eu daqui como sair, não se faça nenhuma loucura. Em lugar nenhum».
Despede-se com um «força, obrigado e um abraço forte a toda a gente. Aurrera bolie!» (Ver: naiz.info e herrira.org)

«O Hospital Donostia confirma que o estado de Iosu Uribetxeberria é "irreversível"»
O Osakidetza emitiu um comunicado em que refere que «os resultados dos exames diagnósticos realizados até hoje» indicam que «a situação clínica do paciente» é «irreversível».
«Tanto a família do paciente como as Instituciones Penitenciarias foram informadas desta situação», diz a nota do Serviço de Saúde da CAB, que acrescenta que o arrasatearra, que tem um cancro com metástases, se encontra «clinicamente estável». (naiz.info)

«O Herrira apela à participação na manifestação de sábado, para que o caso de Uribetxeberria "não se volte a repetir"»
Numa conferência de imprensa junto ao Hospital Donostia, onde se encontra internado Uribetxeberria e onde o Herrira tem realizado concentrações diárias para reclamar a libertação do recluso, os porta-vozes do movimento popular Jon Garai e Fran Balda, também há nove dias em greve de fome em solidariedade com o preso, juntamente com outras oito pessoas, pediram aos cidadãos que participem na mobilização que partirá do Palácio Euskalduna (Bilbo) às 12h30 com o lema «Giza eskubide guztiak, euskal presoak Euskal Herrira» [Todos os direitos humanos, os presos bascos para o País Basco]. (Ver: naiz.info e boltxe.info)

«O juiz Pedraz pede que se estude a aplicação do terceiro grau a Uribetxeberria»
O juiz da AN espanhola Santiago Pedraz pediu à Secretaria Geral das Instituições Penitenciárias que «estude a eventual aplicação» do terceiro grau a Iosu Uribetxeberria.
O ministro do Interior, Fernández Díaz, veio a público dizer que a decisão sobre a atribuição do terceiro grau ao preso político basco - um primeiro passo para a liberdade condicional - será tomada amanhã. (Ver: naiz.info e naiz.info)

Ver também: «Auzitegi Nazionaleko epaileak Uribetxebarriari hirugarren gradua aplikatzea galdegin dio Espetxe Zuzendaritzari» (Berria)