sexta-feira, 17 de agosto de 2012

As Instituições Penitenciárias concedem o terceiro grau a Uribetxebarria

A Secretaria Geral das Instituições Penitenciárias concedeu o terceiro grau ao preso gravemente doente e em greve de fome Iosu Uribetxebarria, depois de estudada a proposta a favor elaborada pela Junta de Tratamento da prisão alavesa de Zaballa.

Trata-se do último passo antes da liberdade condicional, sobre a qual a Audiência Nacional terá de tomar uma decisão nos próximos dias. O terceiro grau penitenciário implica que o preso seja obrigado a dormir na prisão, pelo que esta medida não vai alterar de forma substancial a situação de Uribetxebarria, internado no Hospital Donostia por causa do cancro que tem desde 2005 e que lhe provocou metástases.

A AN espanhola proibiu a manifestação de apoio ao preso Iosu Uribetxebarria
O magistrado do tribunal especial deu provimento ao pedido da associação de extrema-direita Dignidad y Justicia, argumentando que a convocatória «louva a luta armada» e poderia constituir um crime de «enaltecimento do terrorismo». Em função disto, o movimento Herrira desconvocou a manifestação nacional para amanhã em Bilbo.

Por outro lado, o Acordo de Gernika, numa conferência de imprensa realizada em frente ao Hospital Donostia, convocou para amanhã em Bilbo, às 12h00, uma concentração nacional pelos direitos dos presos. Será na Euskadi plaza e terá como lema «Preso gaixoak kalera! Konponbide garaia da!». [Os presos doentes para a rua! É tempo de soluções!] (Ver: naiz.info, naiz.info e Berria)

«Auto da proibição da manifestação»
Sugerimos aos leitores que «leiam» esta peça de cabo a rabo, que é para se ter bem uma noção mais concreta da chamada democracia espanhola. Notar bem: «Además, la convocatoria, con su lema de JOSU ASKATU, ya pone claramente en evidencia que lo que se pretende es glorificar la antedicha persona». O tribunal de excepção espanhol não pára de nos espantar! O lema da mobilização é «Josu askatu»? E, ao pedir-se a «liberdade para Josu», preso que tem um cancro terminal, está-se a glorificar a pessoa mencionada!?

Oitos detidos em Donostia num protesto a favor de Iosu Uribetxebarria

A Ertzaintza prendeu oito pessoas em Donostia, que se acorrentaram à sede do PP para pedir a libertação do preso político basco Iosu Uribetxebarria, que se encontra gravemente doente e em greve de fome. A Polícia autonómica acusou-os do delito de «desordens públicas». Um deles foi também acusado de não ter comunicado a acção de protesto às autoridades.

Por outro lado, em Iruñea também houve protestos em frente à sede do PP, para denunciar a política de dispersão. Também se exigiu a libertação do preso arrasatearra.
Ontem, duas pessoas acorrentaram-se à sede do Governo espanhol em Donostia [vídeo], tendo sido detidas pela Ertzaintza. (Ver: naiz.info e herrira.org)

Sobre o protesto contra a dispersão, ver: «O pelotão da dispersão faz todos os fins-de-semana mais de 100 Tours e Vueltas» (ateakireki.com) / Fotos: O pelotão da dispersão / Vídeo: O pelotão da dispersão

Dispersão: afastam de novo o preso navarro Iñaki Erro
Iñaki Erro, preso do bairro iruindarra de Donibane que foi transferido há alguns dias atrás para a nova prisão de Iruñea em virtude da doença da mãe, que viria a falecer, foi novamente afastado de Euskal Herria, provavelmente para o presídio de Almeria, segundo refere a Ateak Ireki.
Erro está há 25 anos na prisão, cumpriu integralmente a pena a que foi condenado em 2010 e tem uma cardiopatia grave. O Herrira afirmou que o Governo do PP «tomou mais uma grave decisão».
Perante esta situação, pediu aos cidadãos que «continuem a unir forças em prol da paz e a manter a mobilização geral de urgência em protesto contra as políticas de guerra do PP». (Fonte: naiz.info / Ver: ateakireki.com e Berria)

«Concentrações e manifestações para reclamar a liberdade imediata de Iosu em Caracas, Londres, Madrid e Buenos Aires»
Em diversas cidades do mundo têm lugar concentrações, protestos, manifestações e comunicados para exigir a libertação imediata do preso político basco Iosu Uribetxebarria. (askapena.org)

Leitura: «Comunicado urgente: preS.O.S.», de Ateneo Popular de Solidaridad entre los Pueblos (lahaine.org)
El caso de Iosu Uribetxeberria (preso político enfermo de cáncer terminal ) que lleva en huelga de hambre varios días para exigir su libertad, es una muestra más de la inhumana política de venganza aplicada por el Gobierno del PP hacia el colectivo de presos/as políticos vascos.