sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O movimento Herrira perante a liberdade condicional de Iosu

Fontes do Herrira referiram que, quando a liberdade condicional se concretizar, Uribetxebarria deverá ser transferido do quarto prisional em que esteve internado para um outro quarto do Hospital Donostia.

Referiram também que o arrasatearra poderá continuar internado no centro hospitalar, onde deu entrada no passado dia 1 de Agosto, mais uma semana, até concluir o tratamento de radioterapia que começou na segunda-feira e que, em princípio, «tem uma duração de quinze dias».

O porta-voz do Herrira, Jon Garai, disse aos meios de comunicação que a liberdade condicional de Uribetxebarria é uma «grande notícia», mas que «chega tarde», pois o arrasatearra «devia estar em liberdade há sete anos, quando lhe foi diagnosticado o cancro».

Este atraso, opinou Garai, levou a que o estado de saúde do recluso se tornasse «irreversível», situação pela qual responsabilizou o Governo espanhol.

Depois de anunciar que as treze pessoas que faziam greve de fome às portas do hospital tinham abandonado o protesto, Garai disse que a libertação de Uribetxeberria se conseguiu «graças à determinação e às mobilizações da sociedade basca», tendo afirmado ainda que a libertação dos outros treze presos em estado grave também será alcançada.

No que diz respeito à decisão do juiz de Vigilância Penitenciária da AN, José Luis Castro, que concedeu a liberdade condicional ao preso - numa resolução passível de recurso por um período de cinco dias -, o porta-voz do Herrira referiu que fizeram uma «leitura de urgência», porque os advogados de Uribetxebarria «ainda não têm o auto».

Depois destas declarações, os simpatizantes do Herrira dobraram de forma simbólica a cadeira com o nome de Iosu Uribetxebarria, uma das catorze que nos últimos dias têm estado abertas à entrada do hospital, com as identidades de cada um dos presos políticos gravemente doentes.

O Herrira pediu aos cidadãos que esta sexta-feira realizassem uma nova concentração no Hospital Donostia, por forma a reclamar a libertação dos restantes presos que têm doenças graves. / Fonte: lahaine.org / Vídeo: Lortu dugu! Posição do Herrira

Ver também: «O Herrira pede a liberdade dos presos e das presas doentes nas concentrações da última sexta-feira» (ateakireki.com)

«Gaixo dauden presoen askatasunaren alde mobilizatzen jarraituko du Herrirak» (BilboBranka)

Recepção a JOSU ESPARZA na Txantrea

Josu Esparza (biba zu!) foi recentemente posto em liberdade provisória, depois de pagar uma fiança de 50 mil euros. Josu tinha escapado a uma operação policial em Janeiro de 2011, refugiando-se em Ipar Euskal Herria. Acabou por ser detido e extraditado em Dezembro desse ano. À chegada ao bairro da Txantrea (Iruñea), a festa foi grande. Ongi etorri! / Fonte: ateakireki.com

Amnistia eta askatasuna! Amnistia e liberdade!