segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A Polícia francesa prendeu o refugiado político Arturo Villanueva em Urruña

Arturo (Beñat) Villanueva Arteaga, refugiado político navarro (Iruñea, 1976), foi preso pela Polícia francesa em Urruña (Lapurdi), em virtude de um mandado europeu emitido contra ele pela AN espanhola.

Em Março de 2001, o jovem iruindarra foi detido com mais catorze jovens no âmbito de uma operação contra a organização juvenil Segi, decretada pelo tribunal especial espanhol. Depois de ter passado dez meses na prisão, recusou-se a comparecer no julgamento da Segi, tendo sido emitido um mandado internacional de captura contra ele.

Em 2009 foi preso em Belfast (Irlanda), mas, como o juiz indeferiu o pedido de extradição, foi posto em liberdade. Há pouco tempo atrás, regressou a Euskal Herria, fixando-se em Urruña, onde fazia uma vida pública.

Depois da detenção, Beñat foi levado para a esquadra de Baiona, e esperava-se que, durante a tarde, fosse presente a um juiz do Tribunal de Pau.

Para protestar contra a detenção de Arturo, foi convocada uma concentração para a rotunda de Urruña (20h00). / Fonte: topatu.info / Mais info: kazeta.info, Berria e naiz.info

«La Izquierda Abertzale denuncia la detención en Urruña del refugiado político vasco Arturo Villanueva», de Ezker Abertzalea (ezkerabertzalea.info)

Esperamos ouvir-te em breve na rádio. Animo, Beñat!