quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O Tribunal de Baiona decide na terça-feira se expulsa os okupas do colégio de Donaixti

O Tribunal de Baiona estudou ontem a queixa apresentada pela congregação das Filhas da Cruz contra um grupo de jovens que ocuparam há três semanas o colégio Saint Michel, em Donaixti (Nafarroa Beherea). Caso aceite a expulsão pedida pelas queixosas, o juiz, que dará a conhecer a decisão na terça-feira, dará aos okupas um prazo de 48 horas para abandonar o antigo colégio, que está fechado há três anos.

A ideia do grupo é criar um espaço autogerido, que inclua uma casa colectiva e um centro de cultura popular.

Tendo por base essa perspectiva, os jovens começaram a criar projectos tanto ao nível da reabilitação do edifício como de actividades e iniciativas culturais e sociais. Puseram-se em contacto com as freiras proprietárias do colégio por forma a chegar a um acordo e alugar o espaço, e, na verdade, estavam em negociações quando receberam a notificação do tribunal.

O advogado das religiosas disse ontem que «não se pode inverter a ordem das coisas» e que, antes de qualquer eventual negociação, o colégio devia ser despejado.

Já o advogado dos jovens, Filipe Aramendi, argumentou que estes «não estão a alterar a ordem», tal como foi dito na audiência, e que «aquilo que pretendem é dar vida ao local».

À espera da decisão judicial, os jovens continuam a organizar diversas acções abertas à população, como concertos, workshops, reuniões ou jogos. / Arantxa MANTEROLA / Fonte: Gara