segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cerca de 420 presos políticos bascos em luta em 51 prisões para apoiar Uribetxebarria

Cerca de 420 presas e presos políticos bascos encontram-se em luta para denunciar a situação que o preso gravemente doente Iosu Uribetxebarria enfrenta, e para pedir a sua libertação.

A grande maioria dos presos está a fazer greve de fome por tempo indefinido. Outro tipo de protestos são: fechamentos nas celas, recusar a comida da prisão, concentrações, mandar cartas ao Ministério, jejuns rotativos, etc.

Acontecimento grave em Muret Seysses (Estado francês): as presas políticas Itziar Moreno e Oihana Garmendia fizeram um jejum no dia 9 de Agosto. No dia seguinte, foram para o pátio com cartazes. Os funcionários disseram-lhes que retirassem os cartazes dali e elas responderam-lhes que se tratava de uma acção pacífica. Então, os funcionários atiraram as presas ao chão e levaram-nas de rastos até às celas. Garmenida e Moreno encontram-se em greve de fome por tempo indefinido desde sábado. / Ver lista de prisões francesas e espanholas em etxerat.info

Mais protestos por Uribetxeberria e queixa contra a Ertzaintza
Iosu Uribetxeberria entrou hoje no sexto dia de greve de fome, continuando internado no Hospital Donostia. Às portas deste centro hospitalar, as dez pessoas que estão a fazer greve de fome em solidariedade com o preso arrasatearra, doente com um cancro terminal, informaram que Uribetxeberria fez diversos exames médicos esta manhã - uma punção pulmonar e uma TAC. De acordo com os médicos que o tratam, a sua situação clínica continua estável.

O Herrira fez saber que as mobilizações pela libertação de Uribetxeberria irão continuar in crescendo enquanto estiver encarcerado, pelo que o número de acções de protesto irá aumentar nos próximos dias.

Ao longo do dia de hoje, teve lugar uma mobilização ininterrupta com a duração de doze horas (até às 22h00), e a partir de amanhã haverá concentrações duas vezes por dia (às 11h00 e às 19h00) frente ao Hospital Donostia, onde se espera que estejam presentes diversos representantes sociais, sindicais, institucionais e ex-presos políticos.

Para além disso, haverá concentrações diárias (ao meio-dia) frente às delegações e subdelegações do Governo espanhol em Iruñea, Gasteiz e Bilbo.

Por outro lado, a família de Uribetxeberria apresentou uma queixa nos tribunais contra a Ertzaintza, por causa do seu procedimento no sábado à noite, quando insultou e acossou o preso doente no seu quarto. / Notícia completa: ateakireki.com / Ver também: Berria