domingo, 26 de agosto de 2012

Homenagem em Bilbo à bandeira nacional basca

Enquanto Azkuna, o autarca de Bilbo (PNV), estava nos «touros», nessa festa tão espanhola - como diria o ministro espanhol da Cultura do PP -, os colectivos sociais, as comparsas e o povo de Bilbo em geral homenageavam a ikurriña, bandeira nacional basca, e reivindicavam a independência de Euskal Herria.

Representantes de várias konparstas dançaram um aurresku de honra antes de içar a bandeira; depois, todas e todos desfilaram em kalejira, levando consigo as reivindicações antes mencionadas. A txupineira e a pregoeira estiveram presentes, bem como a Marijaia. Quem faltou foram os representantes do PP e do PSOE. Mas, na verdade, também para ali não eram chamados.

Os do PNV tinham ido aos «touros» e preparavam-se para uma noite em ambientes mais elitistas. Na verdade, a sua falta também não foi muito sentida.

Em suma, a ikurriña voltou a ser homenageada no âmbito da Aste Nagusia bilbaína; já a bandeira espanhola, que é imposta pela constituição monárquica pós-franquista, é ignorada, limitando-se a sua presença a alguns quiosques, quartéis e edifícios oficiais. / Fonte: boltxe.info / Foto: Branka