Na sequência do recurso apresentado pela Federação de Comparsas, o TSJPB declarou a nulidade da sanção que, em 2009, o Governo municipal bilbaíno, então composto por PNV e EB, com Azkuna à cabeça, impôs às comparsas Txori Barrote e Kaskagorri, impedindo-as de participar na Aste Nagusia [Semana Grande das festas] e de instalar uma txosna [barraca] durante dois anos, depois de a Polícia ter dado a conhecer um relatório sobre a presença de fotografias de presos nas txosnas.
Esta decisão judicial não tem efeitos práticos, uma vez que a sentença já foi cumprida - nas edições de 2010 e 2011 as konpartsas Txori Barrote e Kaskagorri não montaram a sua txosna -, mas impede a Câmara Municipal de tomar uma decisão do género sem que exista uma norma a regulamentar o procedimento. / Nerea GOTI / Ver: Gara / Ver também: BilboBranka
Em Sakana, Nafarroa, de 4 a 10 de Agosto. Fonte: ateakireki.com
Quem quiser ir a Lizarra (Nafarroa) e viver as festas «do povo para o povo» [herritik herriarentzat], pode ver o cartaz das Lizarrako txosnak e ler a nota de imprensa da Festagiro taldea em LizarrakoGaztetxea.
Festas populares, paritárias, ecológicas e euskaldunes - é o desejo dos organizadores das Lizarrako Txosnak. Serão também seguramente umas festas solidárias com os presos políticos bascos, com programas especialmente intensos nos dias 3 e 6 de Agosto. (Ver ateakireki.com)