quinta-feira, 30 de agosto de 2012

As máquinas destroem uma horta de Arantzadi, em Iruñea

Ontem de manhã as máquinas entraram finalmente nas hortas ocupadas de Arantzadi, e três pessoas foram detidas e acusadas de desobediência depois de se acorrentarem às máquinas. Estas arrasaram a horta Aldaya sem sequer deixarem que as pessoas colhessem os frutos.
Às 12h30, realizou-se uma concentração em frente à Câmara Municipal, após a qual as pessoas se dirigiram para Arantzadi para protestar em frente às carrinhas da Polícia.

Recorde-se que a horta fora ocupada em Junho e que um dos objectivos do projecto era entregar alimentos aos colectivos necessitados, aos refeitórios sociais de Iruñerria [Comarca de Pamplona].
Desta forma, a Câmara Municipal vira-se novamente contra a vontade popular, destruindo Arantzadi, um dos pulmões de Iruñerria, para ali construir um parque que ninguém quer. / Fonte: lahaine.org / Fotos: Berria

Notícia mais desenvolvida: «Arantzadi: Dos detenidos más y una huerta destrozada. Mañana sigue el auzolan» (ateakireki.com)
Entretanto, as duas pessoas ontem detidas pela Polícia foram hoje libertadas; mas o ambiente continua tenso entre os defensores da horta e os polícias, e hoje foi presa mais uma pessoa.

Protestos de ontem nas hortas de Arantzadi Fonte: ateakireki.com