quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Secretário de Relações Internacionais do LAB, presente em iniciativa dos EHL da Argentina

O representante do sindicato abertzale falou na Herriko Taberna de Buenos Aires sobre a crise capitalista, a luta em Euskal Herria e a situação dos presos políticos bascos.

Igor Urrutikoetxea, secretário de Relações Internacionais da central basca LAB, participou este fim-de-semana numa iniciativa organizada pelos Amigos do Povo Basco (Capítulo Argentina). Na ocasião, Urrutikoetxea abordou as razões económicas subjacentes à actual hecatombe na Europa, incluindo o Estado espanhol. Referiu que a dependência das receitas do FMI tem vindo a criar um cenário em que se procura que os trabalhadores paguem as consequências.

Afirmou também que, pela primeira vez em anos, se está a notar um certo despertar no Estado espanhol, onde, por exemplo, a marcha dos mineiros ficou marcada pelo seu carácter massivo e virulento; disse também que esta luta tem sido habitual no País Basco ao longo dos anos, estando agora «a ser constituído um bloco unitário ao nível da maioria dos sindicatos bascos» para enfrentar o capitalismo e as suas consequências.

Depois, referiu-se à dura luta dos presos e presas que actualmente cumprem uma massiva greve de fome em solidariedade com o prisioneiro político Iosu Uribetxeberria, que, apesar de ter um cancro terminal, não é libertado.

No âmbito desta iniciativa, realizada na Herriko Taberna Basca de Buenos Aires, foi ainda projectado um documentário sobre a actual situação dos presos. Mais tarde, durante o jantar popular com que habitualmente se encerra a actividade política, pôde ouvir-se o trovador Pablo Merletti, que esteve acompanhado pelo excelente músico Iván Gómez. / Notícia completa: askapena.org