sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Josu askatu! Uribetxeberria aceita fazer os exames e recebe cada vez apoio

Ontem à noite, as Instituciones Penitenciarias tinham emitido uma nota de imprensa na qual acusava o preso arrasatearra de «não colaborar» e dava a entender que essa atitude o impediria de fazer a avaliação médica precisa para responder ao seu pedido de libertação.

Tanto a Etxerat como o Herrira confirmaram hoje que Uribetxeberria, que continua em greve de fome, concordou em realizar os exames médicos necessários. No Hospital Donostia, Jon Garai (Herrira) realçou que «não se está a pedir a lua nem nada de mais, apenas que cumpram as suas leis». Disse que Uribetxeberria está disposto a colaborar para salvar a vida e que apenas reclama que os seus direitos fundamentais sejam respeitados.

Garai é uma das cinco pessoas que iniciaram hoje um greve de fome por tempo indefinido em frente ao centro hospitalar em que Uribetxeberria se encontra. Ao meio-dia, concentraram-se ali mais de uma centena de membros de colectivos sociais para exigir que esta situação acabe o mais rapidamente possível. / Notícia completa: naiz.info

Entrevista a duas das cinco pessoas em greve de fome no Hospital Donostia
[Em euskara, a Fran Balda; em castelhano, a Rodolfo Cuesta.] Fonte: ateakireki.com

A Etxerat faz uma avaliação positiva das reuniões realizadas com o Deputado-Geral de Gipuzkoa e o Ararteko da CAB
A associação Etxerat reuniu-se hoje de manhã com Martin Garitano, deputado-geral de Gipuzkoa, e Iñigo Lamarka, Ararteko [Defensor do Povo] da CAB, com o propósito de lhes transmitir informação relativa à grave situação de Iosu Uribetxebarria e dos outros treze presos gravemente doentes. Para além disso, pediu-lhes que façam tudo o que estiver ao seu alcance e que se comprometam no sentido de mudar esta situação. (Ver etxerat.info)

Martin Garitano: «Exigimos a libertação imediata de Iosu Uribetxeberria»
Fonte: ateakireki.com

À tarde, Martin Garitano reuniu-se com Uribetxeberria em privado no Hospital Donostia
Nas declarações aos órgãos de comunicação social, afirmou ter encontrado «um homem que está a fazer frente com grande firmeza a uma doença muito grave», e disse esperar que o seu caso se resolva, «para seu bem e da sociedade vasca». (Ver naiz.info e Berria)

Em Baiona, houve concentração em frente ao Consulado de Espanha
Também à tarde, pelas 18h30, realizou-se em Baiona, frente ao Consulado de Espanha, uma concentração convocada pelo movimento Herrira para denunciar a situação de Iosu Uribetxeberria. As duas deputadas bascas em Paris do PSF também estiveram presentes. (Ver naiz.info)

Alastra a luta nas prisões espanholas e francesas em solidariedade com Iosu Uribetxebarria
Nesta lista apresentada pela Etxerat, já são 22 as prisões em que os prisioneiros bascos se encontram em luta. (Ver etxerat.info)