segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Iñaki Erro foi transferido para a prisão de Iruñea para poder visitar a mãe; o Herrira pede que não o voltem a «dispersar»

Iñaki Erro, preso político de Donibane (Iruñea), foi transferido para a prisão de Iruñea para poder visitar a mãe, que se encontra hospitalizada e gravemente doente. Erro, que se encontrava preso em Almeria (Andaluzia), chegou a Iruñea no sábado e pôde visitar a mãe nesse mesmo dia.

Iñaki Erro está há 25 anos na prisão, cumpriu integralmente a pena a que foi condenado e só continua preso porque lhe aplicaram a sentença 197/2006 (conhecida como «doutrina Parot»). Para além disso, tem uma doença cardíaca grave. Em Dezembro último, sofreu um enfarte e tiveram que lhe colocar três stents nas artérias. Mesmo com esta condição clínica e a pena cumprida, continuam a mantê-lo preso em Almeria.

Iñaki Erro é um dos catorze presos que deviam estar cá fora por motivos de saúde. Desta forma, o Herrira pediu às autoridades espanholas que não voltem a enviar Iñaki Erro novamente para longe de casa e que se inicie de imediato o processo relativo à sua libertação.

«Com o caso de Josu Etxeberria, estamos a ver quais são as consequências de manter encarcerados presos com condições clínicas tão delicadas», referem. Assim, pedem ao Governo «que deixe de brincar com a saúde dos presos e que os liberte quanto antes, para que possam ser devidamente tratados». / Fonte: ateakireki.com

Mobilizações pela libertação de Uribetxeberria, em Donostia
Amanhã, inicia-se um novo ciclo de mobilizações pela libertação de Josu Uribetxeberria, em frente ao Hospital Donostia.
Terça-feira: mobilização de catorze horas (10h00-24h00), uma por cada preso gravemente doente que o Estado espanhol mantém sequestrado;
quarta-feira: concentração de forças sindicais (11h00);
quinta-feira: concentração de forças partidárias e representantes institucionais (11h00);
sexta-feira: concentração de agentes sociais (11h00). / Mais info: herrira.org