sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Herrira reclama a libertação dos outros treze presos doentes para evitar casos como o de Uribetxeberria

Membros do movimento Herrira, juntamente com familiares e amigos de Iosu Uribetxeberria e representantes municipais de Arrasate, colocaram esta manhã catorze cadeiras vazias à entrada do Hospital Donostia, onde se encontra internado este preso gravemente doente. Com isso, quiseram expressar que a libertação destes catorze prisioneiros é a única forma de evitar situações como a que foi criada com Uribetxeberria, cuja demanda de libertação urgente está já na Audiência Nacional espanhola.

Jon Garai, membro do Herrira, lembrou que «já alertaram» para a possibilidade de os catorze casos referidos poderem vir a transformar-se em situações como esta, considerada já irreversível. Assim, o Herrira denunciou a «crueldade» do Governo do PP por não os solucionar. No caso concreto do preso arrasatearra, com um cancro com metástases, disse que a sua libertação não devia demorar «nem mais um minuto».

O preso está num quarto do hospital, custodiado pela Ertzaintza, desde que, na terça-feira, foi trazido de León. Está a receber visitas. Amanhã, uma manifestação de carácter nacional dará força à exigência de libertação, às 17h30 em Arrasate (Gipuzkoa). O Herrira recordou que esta é a exigência da maioria da sociedade basca e que a mobilização é «imprescindível». / Fonte: naiz.info / Ver: Berria

Concentração do Herrira frente ao Donostia Ospitalea

Declarações de Jon Garai. Fonte: ateakireki.com