quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Josu askatu! Com a proibição da AN, a marcha pelos presos doentes circunscreveu-se a Donostia

Como a AN espanhola proibiu ontem a marcha que hoje devia partir do Hospital Donostia com destino a Arrasate, os convocantes reuniram-se e decidiram que a marcha se devia circunscrever à capital guipuscoana, embora inicialmente se tenha pensado em fazer uma corrente entre Donostia e Arrasate.

Ao meio-dia, junto ao hospital, o franciscano Paulo Agirrebaltzategi deu início à marcha pelos presos com doenças graves, levando nas mãos uma cópia da Declaração Universal dos Direitos do Homem e uma cadeira - símbolo da situação de Iosu Uribetxebarria e que foi o testemunho transmitido pelos participantes na iniciativa, baptizada como «marcha da cadeira». Foi abordado pela Ertzaintza, que o identificou, mas a marcha pôde prosseguir.

Por volta das 13h00, a marcha chegou à CM de Donostia no meio de aplausos, tendo sido recebida pelo autarca, Juan Karlos Izagirre, e mais alguns representantes municipais. Izagirre pediu a libertação de todos os presos que têm doenças graves, afirmou não entender a proibição da marcha e incentivou os cidadãos a participar nas acções de protesto.

Às 14h30, Martxel Toledo (ESAIT) recebeu o testemunho, e a marcha prosseguiu em direcção a Aiete, onde chegou pelas 17h00. Uma hora depois, alcançou a Delegação do Governo espanhol na capital de Gipuzkoa e pelas 19h00, sob intensa chuva, regressou novamente ao Hospital Donostia, onde os participantes deram início a uma assembleia.

Manifestação no sábado
Depois da proibição da AN espanhola, catorze pessoas conhecidas da sociedade basca convocaram uma manifestação para este sábado, às 17h30, em Donostia, a partir do túnel de Antiguo. Em nome dos convocantes, Txaro Arteaga e Andoni Egaña criticaram duramente a proibição da marcha de hoje, considerando-a «uma estupidez política e um escândalo jurídico». Pediram à sociedade basca que se mobilize. / Fontes: Berria e naiz.info / Vídeos: Aulkiaren martxa (ateakIreki) / Fotos: Marcha da cadeira (Berria / naiz.info)

Diversas pessoas identificadas pela Ertzaintza em Gasteiz, num protesto solidário com Uribetxebarria
No âmbito de uma concentração organizada pelo movimento Herrira para exigir a libertação de Uribetxebarria, diversas pessoas acorrentaram-se à porta da Delegação do Governo espanhol em Gasteiz. Foram identificadas pela Ertzaintza. (Ver naiz.info)

O LAB adere à manifestação a favor dos presos doentes e denuncia a proibição da AN
Numa nota, o sindicato LAB fez saber que apoia a manifestação convocada para o próximo sábado em Donostia para pedir a libertação dos catorze presos políticos bascos que estão doentes. Na mesma nota, denuncia a proibição, pela AN espanhola, da marcha que hoje devia ter começado na capital guipuscoana com destino a Arrasate. / Ver: LAB e naiz.info

Em solidariedade com Josu Uribetxebarria: fala Iñaki Egaña

E não se perde nada. Fonte: Escuela de Cuadros via pakitoarriaran.org

Gorka Zabala e Iosu Esparza foram libertados, depois de pagarem fianças
Os presos políticos navarros Gorka Zabala (Zizur) e Iosu Esparza (Txantrea, Iruñea) saíram hoje da prisão de Soto del Real, depois de pagarem fianças de 10 000 e 50 000 euros, respectivamente, segundo fez saber a Etxerat.
Zabala foi detido pela Guarda Civil em Janeiro de 2011 numa operação em que também foram presos os cidadãos bascos Gorka Mayo, Iker Moreno, Patxi Arratibel, Jon Gonzalez e Xabier Beortegi.
Os polícias também tinham ordens para prender Esparza, mas este escapou para Ipar Euskal Herria. Foi preso em Setembro de 2011, em virtude de um mandado europeu emitido contra ele. Foi libertado, novamente detido em Dezembro e depois extraditado. Todos os bascos detidos nessa operação policial encontram-se actualmente em liberdade provisória. / Fonte: naiz.info