segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Advogados de 20 presos bascos apresentaram recursos em Estrasburgo contra a «doutrina Parot»

Os advogados Ainhoa Baglietto, Amaia Izko, Didier Rouget e Olivier Peter deslocaram-se esta manhã a Estrasburgo para apresentar no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem os recursos de 20 presas e presos políticos bascos a quem foi aplicada a doutrina 197/2006.
Recorde-se que este Tribunal rejeitou a aplicação da doutrina 197/2006 do Supremo espanhol, considerando que a mesma viola a Convenção Europeia dos Direitos do Homem. / Ver: ateakireki.com / Ver também: naiz.info e Berria / Declarações de Amaia Izko, aqui.

Jornadas solidárias com os presos em Atarrabia e Burgi
Em Atarrabia, exigiu-se a libertação de Mikel Almandoz
Nas festas de Atarrabia (Nafarroa), muita gente participou na kalejira em defesa dos direitos dos presos e para exigir a liberdade de Mikel Almandoz, que devia ter sido libertado depois de um tribunal lhe ter concedido a liberdade condicional. Fez-se ainda um apelo à participação na manifestação de 10 de Novembro em Baiona.

Em Burgi, houve Herrira Eguna no sábado
No sábado passado, decorreu em Burgi, localidade que é a porta de entrada pelo lado sul para o belíssimo vale de Erronkari (Nafarroa), o Herrira Eguna. Para esta jornada solidária com os presos políticos bascos, foram preparadas diversas actividades, entres as quais se contam um almoço, uma conferência, uma manifestação e um concerto. / Fonte: ateakireki.com / Fotos: Herrira Eguna Burgin

Marchas em defesa dos direitos dos presos
Em Sakana (Nafarroa)
Em defesa dos direitos dos presos e para denunciar a pena perpétua encoberta, uma marcha convocada pelo Herrira uniu ontem as localidades de Etxarri-Aranatz e Arbizu. Reclamou-se também a libertação de Jesus Mari Mendinueta e Bautista Barandalla, presos políticos destas localidades que têm doenças graves. (Gara e ateakireki.com)

De Urruña até ao Larrun (Lapurdi)
Também ontem, uma «marcha azul» partiu de Urruña com destino ao alto do monte Larrun para apoiar os presos políticos bascos e apelar à participação na manifestação que se irá realizar em Baiona a 10 de Novembro. Mesmo com a chuva, cem pessoas aderiram à iniciativa. (Gara e herrira.org)

De Tolosaldea até Vivonne, solidariedade com Maite Aranalde
A presa política basca Maite Aranalde (Ibarra, Gipuzkoa) encontra-se na prisão de Vivonne (Frantzia), a centenas de quilómetros de sua casa. No fim-de-semana, diversos cidadãos da região de Tolosaldea deslocaram-se até lá, para mostrar a sua solidariedade a Maite. (herrira.org)