terça-feira, 23 de outubro de 2012

Aitzol Gogorza, novamente encarcerado, depois de passar cinco dias no hospital

Aitzol Gogorza, um dos presos políticos bascos com doenças graves, regressou ontem à prisão, segundo divulgou a Etxerat. Passou cinco dias no Hospital de Basurto, onde lhe ajustaram a medicação, e encontra-se melhor.
Em todo o caso, afirma a Etxerat, a prisão não faz «bem nem a Aitzol nem a nenhum dos outros doze presos com doenças graves e incuráveis». Para a associação, a prisão não é «o lugar indicado» para pessoas que estão doentes, e o que é facto é que a saúde de Gogorza se tem ressentido, com grandes alterações (altos e baixos). «A própria estrutura da prisão e o rigor dos regulamentos a que está sujeito estão na origem do agravamento do seu estado de saúde. Com efeito, as repetidas situações de tensão e de angústia conduziram ao agravamento da sua obsessão e ansiedade», afirma a Etxerat. / Fonte: Berria / Ver: etxerat.info

ARTURO VILLANUEVA: decisão sobre extradição daqui a uma semana
O refugiado político basco Arturo Villanueva (Iruñea) esteve hoje no Tribunal de Pau (Frantzia), numa sessão destinada a examinar (mais uma vez) o mandado europeu emitido contra o iruindarra pelo Estado espanhol.
Mas ainda não foi desta. O Tribunal de Pau tinha solicitado mais informação sobre o mandado europeu à AN espanhola, e esta ainda não chegou. O tribunal tornará pública uma decisão na próxima terça-feira. / Ver: naiz.info / Ver: aseh

Os presos políticos bascos LUIS MIGUEL IPIÑA e URTZI AZPIROZ vão ser libertados
De acordo com a informação divulgada pela Etxerat, o preso político basco Luis Miguel Ipiña, que se encontra detido no México, será libertado nas próximas horas ou dias.
Ipiña chegou ao México nos anos 70, e ali fazia uma vida normal, até que foi detido no dia 20 de Maio de 2011. Foi encarcerado na prisão de Chiconautla, onde se encontra.
Numa nota de imprensa emitida em Setembro deste ano, a associação Etxerat tinha informado que, no dia 28 de Agosto, um tribunal do México (DF) tinha aceitado o recurso de Ipiña. A Procuradoria recorreu da decisão judicial, mas ontem esse recurso foi rejeitado, pelo que Ipiña deve ser libertado em breve.
Ipiña foi acusado de ter uma arma de guerra em casa, algo que foi denunciado pela defesa e por diversas associações - que acusaram as autoridades de lá a terem colocado durante as buscas que efectuaram. Agora, o tribunal do México, DF, considerou que essas buscas foram ilegais.

Urtzi Azpiroz, em liberdade
De acordo com a informação veiculada pelo periódico digital Aiurri, de Andoain (Gipuzkoa), Urtzi Azpiroz, natural dessa localidade guipuscoana, também será libertado nas próximas horas. Na segunda sessão do julgamento que está a decorrer na AN espanhola, o juiz decidiu deixá-lo seguir em liberdade, sem fiança, enquanto aguarda pela sentença. / Fonte: naiz.info e aiurri.com / Ver: etxerat.info

Iturrama: solidariedade com HODEI IJURKO e concentração frente à sede do PP
Em Iturrama (Iruñea), denunciou-se o julgamento de Hodei Ijurko, que ontem teve lugar em Madrid; frente à sede do PP, reivindicaram-se os direitos dos presos, bem como a liberdade das pessoas que se encontram presas pela sua actividade política. / VER: ateakireki.com