sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Kepa del Hoyo, ameaçado e insultado por funcionário prisional, denuncia Etxerat

O preso Kepa del Hoyo encontra-se na prisão de Badajoz e, segundo divulgou a Etxerat, foi insultado e ameaçado por um funcionário do cárcere. Na nota emitida pela associação de familiares diz-se que «a atitude deste funcionário para com os presos políticos bascos é má há já algum tempo, sendo bastante agressiva».

Del Hoyo apresentou uma queixa no Tribunal de Vigilância Central, e pôs a direcção da prisão a par da situação, solicitando-lhe ainda que o mudasse de sector. Contudo, diz a Etxerat, a resposta foi negativa.

«Parece-nos totalmente injusto que os nossos familiares e amigos tenham de passar por este tipo de situações. Enfrentam condições de vida muito duras na prisão, e depois ainda são alvo dos insultos, das provocações, das ameaças e das agressões dos funcionários», critica a Etxerat, que destaca ainda o facto de em 2012 os presos políticos bascos terem sido alvo de doze agressões nas prisões. (VER lista em etxerat.info)

O Herrira pediu a liberdade do preso Aitzol Gogorza no Hospital de Basurto
O movimento Herrira realizou uma concentração à entrada do Hospital de Basurto, para exigir a libertação de Aitzol Gogorza, preso político basco natural de Orereta (Gipuzkoa) que tem uma doença psicológica grave e um transtorno obsessivo compulsivo.
O seu estado de saúde - sobre o qual o Herrira manifestou a sua preocupação - agravou-se nos últimos tempos e Aitzol acabou por ser internado na quarta-feira passada.
Beñat Zarrabeitia, membro do Herrira, pediu a libertação imediata de Gogorza e dos outros doze presos políticos com doenças graves, e exigiu a mudança da política prisional. / Fonte: naiz.info / Vídeo: BilboBranka

Artistas fazem apelo à participação na manifestação de Baiona pelos presos e refugiados
Cinquenta artistas aderiram à convocatória pelos direitos dos presos e dos refugiados políticos. Pintores, bertsolaris, fotógrafos, músicos e escritores pedem à sociedade que participe na manifestação nacional que terá lugar no dia 10 de Novembro em Baiona. A mobilização parte às 15h30 da Euskaldunen plaza e tem como lema «Com todos os direitos humanos, presas e presos bascos para Euskal Herria».

Assinaram o manifesto artistas bascos como Asisko Urmeneta, Sustrai Colina, Niko Etxart, Mixel Etxekopar, Odei Barroso, Mattin Partarrieu, Peio Serbielle, Kattalin Indaburu, Bruno Aguerre, Eneko Bidegain, Patxi Lazkarai, Lorentxa Beyrie, Daniel Velez, Irkus, Gonzalo Etchebarria, Angela Mejias, Anje Duhalde ou Juan Gorriti.
Também aderem à mobilização associações e companhias artísticas: Hebentik, a companhia de teatro Tokia, o grupo musical Familia Artus e a associação CSUAK.
Apoiam também a convocatória vários artistas estrangeiros como a fotógrafa peruana Veronica Jorquera Donoso, o fotógrafo francês Antoine Mailler ou os fotógrafos paraguaios Patricia e Roberto Ayala.

Para além disso, no dia 3 de Novembro as fotografias dos presos políticos bascos voltam a ocupar as estradas dos territórios de Lapurdi, Nafarroa Beherea e Zuberoa. A manifestação de Baiona é a primeira das duas grandes mobilizações que o Herrira convocou em defesa dos presos. A segunda terá lugar em Bilbo no dia 12 de Janeiro. (Gara)