sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Diário de Che, agora disponível gratuitamente na Internet

O manuscrito do diário da campanha na Bolívia do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara pode ser descarregado de forma gratuita a partir de agora na Internet, informou hoje o jornalista Carlos Soria Galvarro, autor deste trabalho, que assinala os 45 anos da morte do combatente.

O jornalista, que é um dos especialistas bolivianos nos documentos de Guevara na Bolívia, disse hoje [ontem] que se trata da primeira cópia digital do manuscrito que existe na Internet e pode ser consultada e descarregada [pdf] sem custos. (boltxe.info)

Pela primeira vez desde que, em Outubro de 2009, o Ministério boliviano da Cultura publicou El diario de Bolivia del Che, que abarca o período compreendido entre a chegada do revolucionário ao país e 7 de Outubro de 1967, dois dias antes da sua morte, o Diário pode ser lido on-line, mais concretamente no sítio www.chebolivia.org.

Actualmente, os originais do diário encontram-se na Bolívia. Nos anos 80, o documento foi comprado a um vendedor desconhecido num leilão em Londres. Pensa-se que o diário foi roubado de um arquivo do Exército da Bolívia.

Ernesto Che Guevara, médico de profissão, tornou-se, juntamente com Fidel Castro, num símbolo da luta pela libertação dos povos da América Latina após o triunfo da revolução cubana, em 1959. Guevara decidiu prosseguir à luta pela mudança noutros países. Em Outubro de 1967 foi capturado por um destacamento do Exército boliviano.

Sabe-se que, no momento da sua captura, a espingarda do revolucionário falhou e que foi ferido. Che seria fuzilado no dia 9 de Outubro, horas depois da sua detenção, sendo enterrado secretamente na cidade boliviana de Valle Grande. Em 1997, os seus restos mortais foram exumados e levados para o mausoléu revolucionário da cidade cubana de Santa Clara. (pakitoarriaran.org)