Morreu Rafa Albisu Ezenarro, um dos fundadores da ETA. Donostiarra, tinha 81 anos, e encontrava-se doente há alguns meses; vivia no bairro de Antigua. Era casado — a sua mulher é viva — e tinha quatro filhos — um dos quais é o preso político basco Mikel Albisu Mikel Antza.
O corpo foi levado para o tanatório de Errekalde, no bairro de Añorga. Os familiares estão a ponderar realizar o funeral na segunda-feira.
Em 1952 fundou o grupo Ekin, juntamente com Julen Madariaga, José Luis Alvarez Enparantza, Txillardegi, Manu Agirre, Iñaki Gaintzarain e José María Benito del Valle, entre outros. Em 1958, membros do Ekin fundaram a ETA.
De acordo com o historiador Iñaki Egaña, Albisu participou em 1961 na acção da ETA contra um comboio em que seguiam «fatxas», em Añorga (Donostia). Na sequência disso, cerca de cem pessoas foram detidas por Espanha, a maior parte das quais viria a ser «torturada», como aconteceu a Albisu. «Foi levado pelos franquistas a Conselho de Guerra, o primeiro contra um militante da ETA».
Txillardegi também faleceu este ano, a 14 de Janeiro. / Fonte: Berria
[OBITUÁRIO] «RAFA ALBISU EZENARRO», de Iñaki EGAÑA (Gara)