segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O ministro francês do Interior afirma que «não haverá uma estrutura administrativa basca»

Em pleno debate sobre a descentralização e o possível reconhecimento institucional de Ipar Euskal Herria, o ministro francês do Interior, Manuel Valls, afirmou numa entrevista concedida a um pasquim da capital espanhola que «não haverá um País Basco francês na próxima lei de descentralização». O ministro sentencia que «não haverá uma estrutura administrativa basca» e ligou essa decisão à entrega das armas pela ETA.

A ministra para a Descentralização, Marylise Lebranchu, não tinha descartado de modo oficial um possível reconhecimento institucional de Ipar Euskal Herria, embora tenha dado a entender que não encarava essa possibilidade.
Nas últimas semanas o debate entre a classe política em Lapurdi, Nafarroa Beherea e Zuberoa centrava-se na forma que essa estrutura própria poderia tomar. Na quinta-feira, a plataforma Batera realçou o facto de que se mantém uma postura comum a favor da Colectividade Territorial.

Não à aproximação dos presos
A entrevista foi motivada pelas detenções de Izaskun Lesaka e Joseba Iturbide. Nela, Valls também negou que se pretenda aproximar os presos políticos bascos a Euskal Herria. Mais ainda, negou que o seu Governo tenha facilitado a aproximação de presos políticos, também, no caso da Córsega e disse que têm «uma atitude muito dura» a este respeito.

Valls afirma que, «se o processo político espanhol sofrer uma mudança, nós seguiremos esse caminho. Seguiremos, em tudo aquilo que vier a decidir, o Governo espanhol». / Ver: naiz.info / Mais informação: kazeta.info (eus) e Lejpb (fra)

Reflexões de Jakes Bortairu (BATERA) e Kotte Ecenarro (primeiro vice-presidente do Conselho-Geral do departamento) sobre o debate territorial e a possibilidade da criação de uma colectividade territorial específica para as três províncias bascas do Norte.

Ver também: «As declarações do ministro francês do Interior provocam a ira em Ipar Euskal Herria» (naiz.info)
As declarações do ministro francês do Interior sobre uma colectividade territorial deixaram bastante zangados os eleitos do País Basco Norte. A maioria dos partidos reagiu de forma enérgica, tendo realçado, com grande espanto, o desconhecimento da situação de Ipar Euskal Herria por parte do ministro.