domingo, 14 de outubro de 2012

As Instituciones Penitenciarias sancionam Arnaldo Otegi pela mensagem no comício do BEC

Depois de ontem à noite terem anunciado a instauração de um processo disciplinar, hoje de manhã, sem demoras, as Instituciones Penitenciarias puniram Arnaldo Otegi com a suspensão de todas as comunicações por causa da mensagem transmitida ontem no comício do EH Bildu no BEC (Barakaldo, Bizkaia).

Hoje de manhã, a direcção da prisão de Logroño impediu que Arnaldo Otegi fosse visitado por uma amiga. Segundo veio a público, o juiz central de vigilância penitenciária da Audiência Nacional espanhola, José Luis Castro, decretou a suspensão de todas as comunicações como medida cautelar por causa da mensagem ontem divulgada no BEC.

O facto de Otegi estar incomunicável suscitou inúmeras críticas nas redes sociais. No Twitter, por exemplo, iniciou-se uma campanha com o hashtag #Arnaldoaskatu em solidariedade com o preso político de Elgoibar (Gipuzkoa). Ver: naiz.info / Vídeo: comício do EH Bildu no BEC

Comunicado: «Con la incomunicación impuesta a Otegi, Madrid no hace sino confirmar la tesis expuesta ayer en el BEC: El Estado esta débil», de Ezker Abertzalea (ezkerabertzalea.info)