quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Herrira reclama a liberdade de Inés del Río e a construção da «normalização e da paz em Euskal Herria»

Tendo em conta a reunião que hoje se realizava na Audiência Nacional espanhola para deliberar sobre a sentença do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem relativa ao caso de Inés del Río, o Herrira emitiu uma nota de imprensa em que volta a pedir a libertação da presa política de Tafalla (Nafarroa).

Tal como o Herrira lembra, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem decretou que a doutrina 197/2006 viola a Convenção Europeia dos Direitos do Homem. «É alarmante ver como, enquanto a decisão [espanhola] vai sendo adiada, já passaram três meses desde que Estrasburgo tornou pública a sua sentença e os direitos fundamentais de Inés del Río e de mais 66 presas e presos políticos bascos a quem foi aplicada a doutrina 197/2006 continuam a ser violados», salienta o movimento de defesa dos direitos das presas e dos presos políticos bascos. / Ver, na sequência: «Tempo de construir» (ateakireki.com)

London Basque Solidarity Sound System

Dia 24 de Novembro, em Londres, festival de apoio aos presos políticos bascos detidos em Inglaterra, na Escócia e no Norte da Irlanda. / Informazio gehiago / Mais informação: LondonBasqueSolidarity