sábado, 13 de outubro de 2012

Amaia Izko: «A sentença do TEDH sobre Inés del Río é para aplicar a todos os presos»


Advogados de presas e presos políticos bascos vão apresentar esta segunda-feira no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, em Estrasburgo, mais vinte recursos contra a aplicação da Doutrina 197/2006 do Supremo Tribunal, através da qual o Estado espanhol mantém na prisão 65 presos que já cumpriram na íntegra a pena a que foram condenados. / Fonte: ateakireki.com

Pena perpétua: «O Governo espanhol continua a insistir nas políticas da crueldade e da vingança» (ateakireki.com via boltxe.info)

O Acordo de Gernika denunciou o ataque contra Enara Rodríguez
Agentes políticos, sindicais e sociais que firmaram o Acordo de Gernika realizaram hoje ao meio-dia, em Donostia, uma concentração de protesto e denúncia contra o ataque sofrido pela irmã do preso político basco Arkaitz Rodríguez.

Depois de ter ido visitar o seu irmão à prisão, Rodríguez foi obrigada a sair da via rápida em que seguia e pontapeada, apalpada, ameaçada e insultada.

A iniciativa de hoje decorreu no bairro donostiarra de Amara, frente à delegação do Governo espanhol. Os representantes do Acordo de Gernika pediram que se promova a normalização política e o fim dos ataques perpetrados pelas forças policiais. / Fonte: naiz.info