sábado, 20 de outubro de 2012

Morreu em Kanbo o refugiado político Fernando Javier Blanco

O refugiado político basco Fernando Javier Blanco, de 72 anos, faleceu na quarta-feira em Kanbo (Lapurdi), na sequência de uma doença prolongada. Blanco fugiu do País Basco Sul no final dos anos 70, e, depois de ter vivido alguns anos na Venezuela, foi viver para Iparralde.
Em 1984, os GAL assassinaram o seu irmão, Santos Blanco, em Baiona. Na próxima terça-feira, Javier Blanco será homenageado em Miarritze/Biarritz.

Na nota de imprensa que o Colectivo de Refugiados Políticos Bascos emitiu na sexta-feira à tarde faz-se um apelo para que os amigos, os militantes e o povo em geral compareçam no Crematório de Biarritz (junto ao aeroporto) na próxima terça-feira, às 8h30, para assim participarem na homenagem e na despedida que será tributada a Blanco. / VER: kazeta.info / Agur eta ohore, eusko gudaria!

Pilotariak: centenas de bolas contra a delegação do Governo espanhol pelo ataque a Enara Rodríguez
Vários activistas do Pilotariak - colectivo solidário com as presas e os presos políticos bascos - realizaram uma acção de protesto frente à delegação do Governo Espanhol em Bilbo contra o ataque sofrido há algumas semanas por Enara Rodríguez, quando a donostiarra regressava de uma visita ao seu irmão, o preso político basco Arkaitz Rodríguez, na prisão de Logroño.

Vários activistas participaram no protesto e, para além de atirarem bolas de pelota basca da rotunda da Praça Elíptica contra a porta da Delegação do Governo, levaram cartazes em que se podiam ler as ameaças e vexações denunciadas por Rodríguez.

Acção do colectivo Pilotariak em Bilbo


O protesto decorreu de forma pacífica, mas uma patrulha da Polícia municipal identificou os participantes. / Fonte: naiz.info / Fotos: Pilotariak Bilbon

A presa política Araitz Zubimendi foi libertada
O movimento Herrira fez saber que a presa política basca Araitz Zubimendi (Hernani, Gipuzkoa) foi hoje libertada, depois de ter passado seis anos na prisão. Araitz foi condenada a seis anos de prisão, juntamente com outros jovens, acusados de pertencerem à organização juvenil Segi. Passou algum tempo cá fora, durante o julgamento, mas depois foi novamente encarcerada, para cumprir a pena integralmente.
Saiu hoje de manhã do cárcere de Mansilla (León) e é aguardada em Hernani, onde haverá uma primeira recepção de boas-vindas. / Fonte: naiz.info e herrira.org / Ongi etorri!