quinta-feira, 10 de maio de 2012

Amanhã, mani-funeral em Barañain contra o julgamento de 20 pessoas

No dia 14 de Maio, vinte habitantes de Barañain vão ser julgados pelo crime de desobediência, sendo que a acusação pede penas de 9 meses de prisão para cada um. Acusam-nos de ter participado num corte de estradas numa acção que tinha por fito pedir à edilidade espaços juvenis. Para esta sexta-feira organizaram uma mani-condução contra o julgamento referido e as multas que a juventude teve de pagar por pedir um gaztetxe para a localidade.

Os factos agora julgados dizem respeito a Setembro de 2010. Jovens de Barañain ocuparam o antigo gaztetxe e chegaram a um acordo com a Câmara Municipal no sentido de continuar a manter reuniões por forma a conseguir um novo espaço juvenil. Saíram do espaço ocupado, «mas as reuniões com a Câmara Municipal foram uma farsa», e, por isso, na semana seguinte alguns jovens deram início a uma greve de fome, tendo havido ainda um corte de estrada.

«Naquele dia detiveram cinco pessoas e identificaram dezenas delas. Tentou-se sempre negociar com a Câmara e Guardia Civil no sentido de sairmos dali de forma pacífica, mas eles recusavam-se e, duas horas depois, carregaram, provocando vários feridos, entre eles uma mulher de 65 anos, com uma fractura no ombro», relatam.

Os convocantes recordam também os milhares de euros em multas por causa da ocupação simbólica do espaço, por causa das festas... «E agora, para além das penas de prisão solicitadas, os habitantes de Barañain ainda devem mais de 33 000 euros de multas». / Notícia completa: ateakireki.com

Contra o julgamento da ocupação de Zaramaga
No dia 6 de Dezembro, membros da Gazte Asanblada de Zaramaga (Gasteiz) ocuparam a Escuela de artes y oficios, que se encontrava abandonada. Depois, a Ertzaintza apareceu, despejou o espaço e prendeu catorze pessoas, que hoje iam ser julgadas.
Hoje de manhã, realizou-se uma concentração em Gasteiz para protestar precisamente contra o julgamento dessas catorze pessoas. (gazteiraultza.info e Berria)