quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Nafarroa Bizirik vai falar no Congresso espanhol

A iniciativa 1512-2012 Nafarroa Bizirik vai encontrar-se com deputados no Congresso espanhol no dia 29 de Maio. A associação, que pretende fazer frente à «versão oficial» sobre a conquista de Nafarroa e recuperar a memória histórica, foi convidada por Amaiur, PNV e Geroa Bai a realizar um encontro na sala Campoamor da Câmara Baixa.
A isso, deve seguir-se uma conferência de imprensa, na qual dará conta das diversas iniciativas que tem agendadas, como a marcha nacional de dia 16 de Junho, em Iruñea, que recebeu múltiplos apoios no herrialde.

Ainda em Madrid, a Nafarroa Bizirik, representada pelo professor Patxi Abasolo, irá dar uma conferência no Ateneo, com o título «500 años de conquista, la memoria que no pudieron destruir». No dia seguinte, a mesma conferência terá lugar na Euskal Etxea da capital do Estado espanhol. / A.P. / Fonte: Gara / Mais info: lahaine.org

Atzo eta gaurko... Ocupação militar e policial em Nafarroa
Gares eta Mañeru * E.H.
Ao longo do dia de ontem, vários grupos de militares, cada qual com 5-10 membros e com metralhadoras nas mãos, atravessaram várias localidades da região, como Gares e Mañeru. Na fotografia da direita [ver link em baixo] pode ver-se um desses grupos a atravessar a rua principal de Gares e na da esquerda a sua passagem por Mañeru.

Para além disso, nos dias 21 e 22, a presença da Guarda Civil foi constante na rotunda de acesso à localidade de Mañeru; de uma forma geral, a presença policial na zona aumentou consideravelmente. / Mais info e fotos: gareskoauzalan.com / Fonte: SareAntifaxista