sexta-feira, 25 de maio de 2012

Homenagem em Bilbo: o Bildu promete continuar a luta dos mártires da «revolta do sal»

O grupo municipal abertzale rendeu uma pequena homenagem aos seis bizkaitarras executados na «revolta do sal» em 1634 «por defender a liberdade da Bizkaia, os foros e os interesses dos cidadãos perante os jauntxos, que partilhavam os interesses com Espanha e França».

Reunidos frente à placa de pedra que celebra os «mártires do senhorio da Biscaia e da sua liberdade», colocada na fachada principal da igreja de San Antón, vereadores da coligação de esquerda colocaram ali um ramo de flores em sua memória.

Txema Azkuenaga, porta-voz do grupo municipal do Bildu, mostrou o seu respeito por Martin Otxoa de Aiorabide, o licenciado Morga y Sarabia, o escrivão Juan de Larrabazter, os irmãos Juan e Domingo de Bizkaigana e Juan de la Puente Urtusaustegui, executados há precisamente 388 anos «pela sua fervorosa defesa dos foros da Bizkaia face aos jauntxos [caciques, tiranos]».

Então, como hoje, «os jauntxos defendiam os seus interesses, que se encontravam muito ligados aos de Espanha e França». «Infelizmente, para muitas pessoas», prosseguiu Azkuenaga, «esses interesses continuam unidos».

Por isso, quiseram louvar estas seis pessoas, estes seis «bizkaitarras abertzales, dignos e insignes» e dizer que a «sua luta também é nossa e que nós devemos dar continuidade à sua luta pela liberdade da Bizkaia, dos foros e em defesa dos interesses dos cidadãos».

Em seguida, Mikel Arizaleta, ex-vereador do HB na Câmara Municipal de Bilbo, leu um poema de Koldo Campos Sagaseta em memória dos executados em 1634 durante a «revolta do sal». / Fonte: Bilbobranka / Pode ouvir-se o poema aqui.