segunda-feira, 28 de maio de 2012

Representantes sociais e sindicais de Gasteiz criticam a extradição de Ibai Peña

Diversos representantes sociais, sindicais e políticos deram hoje uma conferência de imprensa para denunciar a extradição do jovem Ibai Peña para o Estado espanhol.

Entre outros, LAB, STEE-EILAS, ESK, Herrira, Bilgune Feminista, Herria 2000 Eliza, gazte independentistak, Ikasle Abertzaleak, Etxerat, Aralar, EA, Alternatiba Eraikitzen e a esquerda abertzale subscreveram uma declaração em que pedem ao estados espanhol e francês para acabar com a repressão.

Peña foi detido pela terceira vez no final de Março, nos arredores de Baiona - nas outras duas vezes tinha sido posto em liberdade -, e na sexta-feira passada foi entregue a Madrid.

Em seu entender, ao novo ciclo político aberto em Euskal Herria, os dois estados responderam «com mais repressão e detenções». Neste sentido, afirmaram que «ferramentas repressivas» como os mandados europeus respondem a um ciclo esgotado e que não têm lugar nesta «fase de soluções».

Consideram inadmissível a atitude dos governos espanhol e francês, tendo acrescentado que não vão tolerar mais detenções, sentenças e julgamentos «por razões políticas».
Reafirmaram os compromissos assumidos no Acordo de Gernika e disseram que «as chave da solução» estão nas mãos de todos. / Fonte: Gara

Jornada solidária com os presos doentes, sábado, em Agurain
O movimento Herrira convidou os cidadãos a participarem na jornada que irá decorrer no próximo sábado, dia 2 de Junho, em Agurain (Araba), que tem por fito reclamar a defesa dos direitos dos presos doentes e exigir o fim das medidas que lhes estão a ser aplicadas.

O facto de esta jornada ter lugar em Agurain não é fruto do acaso, pois a presa Gotzone López de Luzuriaga é de lá. Gotzone tem cancro da mama e encontra-se encarcerada em Martutene. / Ver programa da jornada em gazteiraultza.info

Mulheres de diversas ideologias repudiam em Bilbo a sentença do «caso Bateragune»
Cerca de meia centena de mulheres com ideologias diversas concentrou-se ontem em Bilbo para mostrar o seu repúdio pela sentença relativa ao «caso Bateragune» decretada pelo Supremo Tribunal espanhol.
Estiveram presentes representantes de diversos partidos políticos, bem como representantes sindicais. Atrás de uma faixa em que se podia ler «Bidegabea da, ez gara isilduko» [É injusta, não nos vão calar], Arantza Isasmendi (PNV), Rebeca Ubera (Aralar), Kontxi Bilbao (Ezker Batua), Helena Gartzia (Bildu) e representantes da esquerda abertzale como Jone Goirizelaia e Arantxa Urkaregi criticaram a decisão tomada pelo Supremo Tribunal espanhol relativamente a Arnaldo Otegi, Rafa Díez, Arkaitz Rodríguez, Miren Zabaleta e Sonia Jacinto, uma sentença que consideram «injusta». / Notícia completa: Gara

Solidariedade com os presos políticos bascos na Korrika da Bretanha
A solidariedade com os presos políticos fez-se sentir na edição deste ano da Korrika da Bretanha (Redadeg).
No dia 15 de Maio, representantes do Comité Bretão de Solidariedade com o Povo Basco receberam o testemunho ao quilómetro 654, junto à cadeia feminina onde se encontram detidas quatro prisioneiras políticas bascas. Durante o percurso, fizeram-se ouvir as palavras Euskal Presoak Etxera [os presos bascos para casa], bem como ver as bandeiras onde se inscreve essa reivindicação. / Fonte: askapena.org / Fotos: EHL-Bretania