quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Etxerat associou-se à iniciativa Goazen Plazara, porque é preciso respeitar os direitos dos presos políticos bascos

A Etxerat deu uma conferência de imprensa no Areatza, em Bilbo, considerando que a mobilização popular é «fundamental» para acabar com a «criminosa política prisional» que os estados espanhol e francês aplicam. Assim, fizeram um apelo à sociedade basca para participar nas iniciativas convocadas pelo movimento Herrira para dia 19 deste mês.

Pitxu Coto e Biki Gorostiaga afirmaram em nome da Etxerat, em castelhano e euskara, que os governos de Madrid e Paris «continuam a aplicar uma política prisional de excepção». Neste sentido, abordaram os acontecimentos dos últimos meses: o apoio do Tribuna Constitucional espanhol à doutrina 107/2006, «o plano de reinserção dirigido aos presos políticos bascos e baseado na chantagem» ou os acidentes recentes provocados pela política de dispersão, entre outros.

Assim, enfatizaram a necessidade de «forçar os estados francês e espanhol a acabar com a criminosa política prisional que nos aplicam», «e para tal a pressão da sociedade basca é fundamental».

«Porque é preciso respeitar os direitos dos nossos familiares e amigos», fizeram um apelo aos cidadãos para que no dia 19 de Maio encham as praças dos seus bairros e terras. A conferência de imprensa terminou com a proclama «Plazak bete, espetxeak husteko» [encher as praças para esvaziar as prisões]. / Fonte: ateakireki.com e etxerat.info / Vídeo (Herrira)

Apoio a IBAI PEÑA
É um preso basco isolado, separado do Colectivo e, como acontece muitas vezes nestes casos, é alvo de medidas de retaliação por parte da prisão. Dormiu no chão as duas primeiras noites. Não recebe os alimentos que compra, e não come o suficiente. Passa 23 horas por dia na cela. É revistado por inteiro de cada vez que sai para o pátio (1 hora por dia). Para além disso, a atitude dos funcionários é bastante agressiva. O seu correio, tanto o que entra como o que sai, é bloqueado. Apenas duas pessoas - o seu pai e uma amiga - foram autorizadas a visitá-lo; nem a mãe nem qualquer outra pessoa próxima conseguiram essa autorização.
A ETXERAT pede que se denuncie esta situação, e exige que os direitos dos prisioneiros bascos sejam respeitados, que as pessoas participem nas mobilizações que terão lugar nos próximos dias e semanas. A associação dos familiares pede também às pessoas que solicitem junto da prisão autorização para visitar Ibai (informações: bordatxo4@hotmail.com) ou que lhe escrevam: Ibai Peña Balantzategi / n.º écrou: 20438 / Maison d'Arrêt / Rue Danièle Casanova / BP 85 / 31603 MURET Cedex.
Fonte: Baiona_Askatu

Acto em memória de José Luis Cano, sexta-feira em Iruñea
A Ahaztuak 1936-1977 convocou para esta sexta-feira, às 19h30, uma concentração na Rua Calderería, em Iruñea, para recordar José Luis Cano, falecido neste lugar da Alde Zaharra depois de um polícia lhe ter dado um tiro na cabeça, no decorrer das mobilizações da Semana Pró-Amnistia de 1977. Antes disso, tinha sido violentamente agredido pelos agentes, depois de sair de um bar.
A Câmara Municipal de Iruñea, com os votos contra da UPN e do PP e a abstenção do PSN, recusou-se recentemente a colocar uma placa em honra de Cano no local em que o mataram, há 35 anos.
Pese embora a atitude da edilidade, todos os anos ali tem sido colocada uma placa por iniciativa popular, que depois agentes policiais lá vão retirar. / Fonte: Gara / Ver também: ateakireki.com (reportagem extensa) e SareAntifaxista