terça-feira, 29 de maio de 2012

Lauaxeta vai ser lembrado no Literaturia, em Larrabetzu

Larrabetzu (Bizkaia) volta a ser este ano ponto de encontro e feira do livro basco, o Literaturia, entre 1 e 3 de Junho.
Como é habitual, haverá apresentação de livros, conferências, recitais de poesia, entre outras iniciativas, como foi anunciado há poucos dias numa conferência de imprensa em Bilbo. Entre as actividades que constam do programa deste ano, haverá um acto de homenagem ao escritor Estepan Urkiaga Lauaxeta.

Com o título «Lauaxeta: Ez zuten poeta fusilatu», a sessão, que terá lugar na herriko plaza da localidade biscainha no dia 1 de Junho (22h00), vai juntar música e poesia.
Entres os muitos participantes, contam-se os músicos Gari, Eñaut Elorrieta, Mikel Urdangarin, Rafa Rueda, Jabier Muguruza, Txuma Murugarren, Francis Diez, Xabier Montoia, Anje Duhalde, Xabi Strubell e Petti, e os escritores Ane Zabala, Goizalde Landabaso e Edorta Jimenez.

O Literaturia vai decorrer em quatro espaços: herriko plaza, Anguleri kultur etxea, eskola e Hori Bai gaztetxea. / Mais info: Berria / Para ver o programa completo: Literaturia

Euskara: Zangoza prepara os actos do Euskararen Eguna para este sábado
Por ocasião do seu décimo aniversário, a associação Bi Haizetara organizou uma jornada especial - o Euskararen Eguna -, que contará com actividades para todas as idades. Zangoza foi o local escolhido para receber esta jornada reivindicativa, pois pretende-se destacar o trabalho das ikastolas nesta região de Nafarroa.
De manhã haverá provas de herri kirolak, seguidas de um almoço popular. À tarde, o destaque vai para as euskal dantzak, com actuações de grupos locais, para além das actividades para os miúdos e do desfile dos zanpanzar de Irunberri. A jornada termina com os concertos das bandas Makulu Ken e Hesian. / Notícia completa: Gara