quarta-feira, 16 de maio de 2012

No sábado, «Goazen plazara!» Vamos encher as praças para esvaziar as prisões!


A iniciativa, lançada pelo movimento Herrira para o próximo dia 19 de Maio e que tem por objectivo que os direitos dos presos e das presas políticos bascos sejam respeitados, teve como resposta a convocatória de mobilizações em mais de 200 localidades bascas.
Pelo fim da dispersão; pela libertação dos presos doentes; pela derrogação da sentença 197/2006 (pena perpétua), goazen plazara! / Fonte: ateakireki.com e herrira.org

A iniciativa «Goazen plazara!» é apoiada por múltiplos representantes políticos
Numa conferência de imprensa que hoje decorreu frente à Câmara Municipal de Donostia, representantes políticos de diversos partidos, que exercem ou já exerceram algum cargo institucional - autarcas, vereadores, deputados ou membros de assembleias -, expressaram o seu apoio à iniciativa «Goazen plazara!», que o movimento Herrira organizou em defesa dos direitos dos presos.

Na conferência de imprensa participaram, entre outros, a deputada navarra Bakartxo Ruiz (Bildu); o autarca de Donostia, Juan Karlos Izagirrek (Bildu); o ex-autarca de Donostia Ramon Labaien (PNV); o ex-autarca de Urnieta Mikel Izagirre (plataforma UDA); a ex-autarca de Hernani Mariam Beitialarrangoitia (ANV); a ex-deputada Itziar Aizpurua (ezker abertzalea); e o ex-deputado e vereador de Bilbo Tasio Erkizia (ezker abertzalea). / Notícia completa: Gara

Amaia Esnal: «La decisión del Constitucional ha agravado la situación de las prisiones»
Na véspera das mobilizações de sábado, em que o movimento Herrira! procura «encher as praças de toda Euskal Herria» com a reivindicação dos direitos das presas e presos políticos bascos, Amaia Esnal, em nome deste movimento, afirmou que «a decisão do Tribunal Constitucional de manter a pena perpétua agravou a situação nas prisões», tendo por isso defendido o incremento da pressão social, para assim «romper o imobilismo» tanto do Governo espanhol como do francês. (Info7 Irratia)

Novas mobilizações de protesto contra a situação de Naia Lacroix, que se encontra em greve de fome
Para denunciar a situação de isolamento em que se encontra na prisão de Gradignan, Naia deu início a uma greve de fome na segunda-feira passada.
Perante este cenário e na sequência de múltiplas mobilizações organizadas pela sociedade basca nas últimas semanas, estão a ser organizadas mais iniciativas de protesto para os próximos dias.
Para hoje, estava convocada uma concentração às 19h00 frente à Câmara Municipal de Senpere (Lapurdi) e uma outra, uma hora antes, no Kurutze Xuria de Maule (Zuberoa).
Entretanto, a organização juvenil Segi emitiu um comunicado sobre a situação de Naia Lacroix, em que também se refere a Arkaitz Agirrebarria e Zuhaitz Errasti (na mesma prisão) e a Ibai Peña, e no qual faz um apelo à mobilização. / Notícia completa: kazeta.info

Marcha a Gradignan em solidariedade com Naia
Marcha solidária com Naia Lacroix à prisão de Gradignan, realizada no dia 28 de Abril de 2012; a iniciativa, organizada em Senpere (Lapurdi), visava denunciar a situação em que a jovem se encontra. A presa basca natural de Senpere iniciou uma greve de fome na segunda-feira passada. / Fonte: topatu.info [Presoak borrokan, gu ere bai!]