domingo, 13 de maio de 2012

«Caso Bateragune»: milhares de pessoas reclamaram em Elgoibar a libertação dos condenados

Milhares de pessoas participaram ontem, em Elgoibar - terra natal de Arnaldo Otegi -, numa manifestação de apoio aos cinco condenados no âmbito do «caso Bateragune». Conovocada pela plataforma local Arnaldo Otegi Askatu!, a mobilização contou com a participação de dirigentes de vários partidos. A esquerda abertzale aproveitou a ocasião para acusar o Governo espanhol de empreender uma «manobra desesperada» para assim regressar aos tempos anteriores a 20 de Outubro. VER: Gara

Entretanto, no sábado de manhã, em Iruñea, forças que compõem o Acordo de Gernika insurgiram-se contra a «sentença escandalosa», sinal manifesto de uma «estratégia de bloqueio», e criticaram a não menos escandalosa atitude da delegada do Governo espanhol em Nafarroa, Carmen Alba, com as suas sucessivas proibições de mobilizações. Convocaram um protesto ruidoso para quinta-feira, dia 24, frente ao Parlamento navarro. (Gara / Foto: Iñigo Uriz)

Na sexta-feira, depois de a delegada do Governo espanhol ter proibido a mobilização em Iruñea contra a sentença do ST espanhol, o Acordo de Gernika apresentou recurso, mas às sete da tarde (hora da mobilização) ainda não tinha recebido uma notificação oficial. Dessa forma, teve lugar uma concentração na Praça do Município de Iruñea, cujo lema foi «Prozesuaren aurkako erasorik ez, KONPONBIDE GARAIA DA» [Não aos ataques ao processo, é tempo de soluções]. Em Tutera, a concentração convocada pelo Acordo de Gernika também foi proibida; contudo, 32 pessoas participaram na mobilização, sem problemas. Em Lesaka, juntaram-se 40 pessoas. (ateakireki.com)

Também no sábado de manhã, em Donostia, um grupo de 55 mulheres que militam em diversas forças políticas, e pertencem a áreas e universos profissionais muito variados, deu uma conferência de imprensa para manifestar o seu repúdio pela sentença do Supremo Tribunal espanhol relativa ao «caso Bateragune». (Gara / Foto: Juan Carlos Ruiz)

Ver também: «Bost zigortuak askatzeko eskatu dute milaka lagunek Elgoibarren», de Oihana ELDUAIEN (Berria)