terça-feira, 22 de maio de 2012

Bascos, catalães e galegos defendem no Congresso a oficialização das suas selecções desportivas

A Plataforma ProSeleccions Sportives Catalanes, a Esait e a Siareiros Galegos pediram no Congresso de Madrid o reconhecimento internacional das suas selecções desportivas.

Numa conferência de imprensa que deram no Congresso espanhol, representantes das plataformas pró-oficialização catalã, basca e galega fizeram um apelo especial para que na próxima sexta-feira o estádio Vicente Calderón, que vai receber a final da Copa do Estado espanhol entre o Athletic e o Barça, surja repleto de ikurriñas e senyeras.

As três plataformas apresentaram também um manifesto em que defendem o direito das suas respectivas selecções desportivas a competir a nível internacional, pedindo ao mesmo tempo que essa mensagem seja visível na sexta-feira.
Sergi Blázquez, membro da entidade catalã, pediu aos apoiantes bascos e catalães que levem para o jogo «bandeiras catalãs e ikurriñas, todos os símbolos oportunos», esperando que seja «um acto de afirmação nacional pacífico e democrático».

«Pedimos que nos respeitem e respeito por outro tipo de símbolos que não os nossos», defendeu Blázquez, porque «é uma questão de democracia».

No final da conferência de imprensa, os membros da plataforma, acompanhados por deputados da CiU, Amaiur, ERC, BNG e ICV, e sem a presença do PNV, foram até à entrada do Congresso dos Deputados para fazer uma foto de família, com a faixa «Una Nació, Una Selecció».
Entre os deputados presentes, encontravam-se Jordi Jané, da CiU; Xabier Mikel Errekondo, da Amaiur; e Joan Tardá, Alfred Bosch e Teresa Jordá, todos eles da ERC, entre outros. / Fonte: Gara

Ofensiva da extrema-direita espanhola por causa da final da Copa:
«Esperanza Aguirre pede a suspensão da final da Copa e a sua realização à porta fechada» (Gara)
A presidente da Comunidade de Madrid [!], Esperanza Aguirre, afirmou que a final da Copa «deve ser suspensa e realizada à porta fechada noutro local» perante a possibilidade de o príncipe espanhol ser vaiado durante a reprodução do seu hino.

Sobre a dita ofensiva «ultra», muita informação em SareAntifaxista