terça-feira, 15 de maio de 2012

Concentração frente ao Consulado francês em Bilbo e solidariedade com os «tartalariak» de Barcina

Com o lema «Desobedientzia ez da delitua! AHTrik Ez!» [A desobediência não é um crime! Não ao TGV!], cerca de uma dezena de pessoas concentraram-se hoje frente ao Consulado de França em Bilbo, em solidariedade com as quatro pessoas imputadas por causa das tartes que atiraram a Barcina - presidente do Governo navarro - durante a cimeira da Comunidade de Trabalho dos Pirinéus (em Toulouse, a 27 de Outubro de 2011), numa sessão em que se estava a abordar o projecto de alta velocidade.

Para além da solidariedade com os imputados, a concentração de hoje tinha como objectivo denunciar a forma como o Estado francês «lavou as mãos» de todo este processo, ou melhor, como «se encolheu» perante a instauração de um processo judicial em França - no Estado francês o «tarteamento» é punido com multa -, por forma que a questão passasse para a justiça espanhola, onde os «tartalariak» serão julgados na AN espanhola, ao abrigo de legislação herdeira da ditadura e podem apanhar entre 4 e 10 anos de prisão.

Para denunciar o papel francês na questão, os presentes queriam entregar uma carta ao cônsul (LER carta), mas tal não foi possível, pois o digníssimo representante da République encontrava-se ausente. Nesta quinta-feira, dia 17 de Maio, duas pessoas, arguidas neste processo, vão ter de depor na Audiência de Iruñea às 12h00, pelo que o Mugitu! faz um apelo aos cidadãos no sentido de estarem presentes na concentração que ali terá lugar às 11h45 e apoiarem a desobediência civil contra o TGV. / Fonte: Mugitu! / Ver: Gara

ADENDA:
«Carta Abierta a Barcina de los encausados por los tartazos», de Mikel ÁLVAREZ, Ibon GARCÍA, Gorka OVEJERO, Julio VILLANUEVA (Sanduzelai_Leningrado)