sexta-feira, 25 de maio de 2012

Nova acção solidária dos Amigos do País Basco (Argentina) com as presas e os presos bascos

A copiosa chuva que caiu na sexta-feira passada, dia 18, ao meio-dia não demoveu os militantes argentinos dos Euskal Herriaren Lagunak (Amigos do País Basco), que se concentraram na esquina da Diagonal e da Florida (bem no centro de Buenos Aires), junto a uma faixa em que exigia a «libertação dos presos bascos», a ikurriñas e à tradicional bandeira em que se lê «Presos bascos para casa».

Os muitos transeuntes que a essa hora passam pelo local receberam folhetos em que se explicava a duríssima situação que actualmente enfrentam os presos políticos bascos independentistas, que, num número próximo de 700, se encontram dispersos por prisões espanholas e francesas.
Apesar da chuva, muitas pessoas pararam para fazer perguntas aos membros dos EHL sobre a resposta que o Governo espanhol deu ao processo que actualmente se vive em Euskal Herria, outros insurgiram-se contra o Governo de Rajoy e também contra o Rei, «por levar o seu povo à miséria e, ao mesmo tempo, por querer continuar a subjugar o povo basco». Ouviram-se também vários «Gora Euskadi» e «Abajo Repsol». / Notícia completa: askapena.org