Como acontece todos os anos, milhares de euskaltzales juntaram-se à volta do lago de Senpere (Lapurdi) para participar na Herri Urrats. Com bom tempo, o ambiente de festa foi a tónica dominante no festival das ikastolas de Ipar Euskal Herria, cujos lucros deste ano irão para as obras de recuperação do ikastetxe Xalbador, em Kanbo (Lapurdi).
Diversos responsáveis políticos e representantes sociais estiveram presentes na cerimónia de abertura do festival, como Kotte Ezenarro e Frantxua Maitia (PSF) e Lurdes Auzmendi, responsável da Política Linguística do Governo de Lakua.
Também ali estiveram Koldo Tellitu, lehendakari da Federação de Ikastolas, e a nova equipa responsável pela organização da Herri Urrats.
O lema da edição de 2012 foi «Elkartuz zabaldu» [abre (ou "divulga, expande") na união], e os organizadores fizeram questão de criar pontes com a Occitânia e a Catalunha. A canção deste ano foi realizada pelos catalães La Troba Kung-Fú, e na cerimónia de abertura estiveram representantes provenientes da Occitânia. O grupo musical catalão Obrint Pas também participou no festival.