segunda-feira, 14 de maio de 2012

No sábado, houve jornada solidária com a Palestina em Alegia

No sábado, dia 12 de Maio, decorreu em Alegia (Gipuzkoa) a segunda edição do Euskal Herria-Palestina Eguna, organizado pela EH-Palestina Sarea. Uma jornada de solidariedade internacionalista, a poucos dias de mais um aniversário da Nakba ou dia do desastre do Povo Palestiniano, que se recorda em todo o mundo a 15 de Maio.

Os actos começaram dois dias antes (dia 10), com a actuação do palhaço Porrotx, um evento que reuniu mais de cem miúdos e graúdos na Casa da Cultura. Por entre risos e canções, os desenhos inspirados na Palestina realizados pelas crianças da terra e de localidades próximas representaram uma ponte solidária entre Euskal Herria e a Palestina e entre Alegia e o campo de refugiados de Al-Ain, com o qual a localidade guipuscoana se encontra geminada.

No sábado, as actividades começaram às 11 da manhã, junto à Casa da Cultura, onde o autarca, Unai Uriarte, entre bertsos e aplausos, plantou uma oliveira, a árvore que representa o povo palestiniano. A isto, seguiu-se um acto popular na varanda da Câmara Municipal, onde tomaram a palavra uma representante da rede de solidariedade Euskal Herria-Palestina Sarea e Unai Uriarte, que destacaram a importância da solidariedade institucional posta em marcha com a geminação de municípios de Euskal Herria com localidades ou campos de refugiados na Palestina e as acções internacionalistas com um povo oprimido e silenciado como é o palestiniano.

Por entre aplausos, gritos de incentivo e o cheiro ao falafel acabado de preparar, teve lugar a abertura dos workshops para os mais pequenos e dos postos de material político (T-shirts, livros e autocolantes), e deu-se início ao programa de rádio aberta que os companheiros da Hala Bedi Irratia montaram sob os arcos da Câmara Municipal.

Com os papagaios ao vento, símbolo da infância na Palestina, a música e a informação tomaram as ruas e a praça de Alegia durante as duas horas do «Uhintifada» - programa semanal de solidariedade com Palestina emitido pelo projecto comunicativo popular mais importante de Araba, que tem um grande alcance em todo o herrialde e também noutras localidades de Euskal Herria.

Ao meio-dia, mais de cem pessoas participaram no almoço popular, a que se seguiram canções, danças e músicas. A jornada terminou com um concerto do grupo Manillares Iturriaga no gaztetxe da localidade. / Fonte: askapena.org

«Israel e os presos palestinianos aceitam uma proposta egípcia para pôr fim à greve de fome» (Gara)