terça-feira, 24 de abril de 2012

Denunciam a presença do Exército espanhol em Elgeta

Coincidindo com o 75.º aniversário da chegada das tropas fascistas à localidade guipuscoana, um destacamento do Exército espanhol andou a efectuar manobras em Elgeta. Para o autarca, Oxel Erostarbe, a presença de soldados do Exército espanhol no centro da localidade é por si mesma uma «clara provocação», mais ainda quando hoje passam 75 anos sobre a entrada das tropas fascistas no município.

Erostarbe referiu que esta situação é «dolorosa» para um município como Elgeta e especialmente para as vítimas da violência fascista. O autarca perguntou se «alguém imagina os militares espanhóis a fazer manobras amanhã em Gernika», quando passam 75 anos sobre o bombardeamento executado pelas tropas alemãs e italianas.
Disse ainda que tentou pôr-se em contacto com os representantes do Governo espanhol na CAB, embora sem êxito. «Queremos saber, com nomes e apelidos, quem deu a ordem para realizar manobras militares em Elgeta hoje», concluiu.
Tanto o Aralar como a Deputação de Gipuzkoa emitiram comunicados em que mostraram o seu mal-estar com a situação.

Concentração
Por seu lado, a Intxorta 1937 Kultur Elkartea afirmou que as manobras não são «uma recriação», mas uma «provocação». Perante isto, defenderam que hoje, mais que nunca, são necessárias as reivindicações da verdade, da justiça e da reparação para as vítimas da violência fascista. Em virtude do aconteceu, convocaram ainda os habitantes para a concentração de protesto que terá lugar amanhã às 20h00 na Praça de Elgeta. No domingo passado, centenas de pessoas reuniram-se junto ao monumento Intxortako Atea para assinalar esta triste efeméride. / Fonte: Gara

«Provocan, pero no humillan a los vascos» (editorial do Gara)

Inauguram um monumento em memória dos fuzilados
Comissão de familiares de fuzilados de Larraga * E.H.
No próximo sábado, os familiares dos fuzilados em Larraga (Nafarroa) vão assistir à inauguração de um monumento comemorativo no Parque da Memória. Ao encontro em que se irá prestar homenagem aos falecidos, seguir-se-á um almoço no restaurante Casa Perico. Os vales para participar podem ser adquiridos na Caja Rural depois de ser um feito um depósito de 20 € na conta 3008 0034 79 2483394314.
Rua para Maravillas
A Câmara Municipal de Larraga decidiu dedicar uma parte de uma rua a Maravillas Lamberto Yoldi, a menina violada e assassinada no dia 15 de Agosto de 1936 pelos fascistas espanhóis. A placa será colocada na rua onde a jovem nasceu. / Fonte: SareAntifaxista