sábado, 21 de abril de 2012

Publicação e distribuição do periódico «Nafarroa/Navarra 1512», sobre a conquista de Nafarroa

Estão a ser distribuídos 300 000 exemplares por toda a Nafarroa Garaia ou Alta Navarra, e também se podem adquirir nas restantes províncias de Euskal Herria.
Dizem os responsáveis pela iniciativa: «a publicação Nafarroa/Navarra 1512 é um diário de um dia, uma humilde publicação que, ainda assim, promovemos com certa ambição, convencidos e convencidas de que pode ser o contraponto a tantas manipulações e silenciamentos na História da nossa terra.

Não se trata de um periódico especializado em História, mas de uma publicação de carácter divulgativo, que pretende promover a reflexão sobre o passado e o presente da nossa terra. Face a uma montanha de manuais e publicações que procuraram fazer-nos crer que Navarra se incorporou de forma voluntária em Castela, e que esta união foi benéfica para o nosso Povo, este periódico representa uma pequena lufada de ar fresco. Quem quiser aprofundar o estudo das matérias que figuram no periódico, pode recorrer aos bons livros que foram publicados ultimamente por uma fornada de historiadores e historiadoras comprometidos com Navarra.» / Notícia completa: 1512-2012.com / Na foto, distribuição junto ao Parlamento navarro.