terça-feira, 17 de abril de 2012

Personalidades do Estado espanhol apresentam na quinta-feira em Madrid o manifesto «Paz y Democracia para el País Vasco»

Cerca de 500 personalidades espanholas pertencentes a diversas áreas subscreveram um manifesto, intitulado «Paz y Democracia para el País Vasco», no qual reclamam a transferência de todos os presos para as prisões mais próximas dos seus lares, a aplicação da legislação prisional ordinária, a legalização do Sortu, o estabelecimento de um diálogo entre a ETA e o Governo espanhol, a concepção de uma política partilhada com vista à reconciliação, bem como um diálogo político sem exclusões.

Conhecidas figuras como Pilar Bardem, Julio Anguita, Adolfo Pérez Esquivel, Alberto San Juan ou Willy Toledo encontram-se na lista de signatários, que é composta por professores universitários, advogados, políticos e escritores, entre outros. A lista completa e o manifesto serão apresentados publicamente num acto que terá lugar esta quinta-feira no Ateneo de Madrid (12h00). Segundo informaram os seus promotores, os apoios foram sendo recebidos ao longo de uma campanha que arrancou no passado mês de Março.

No texto, sublinham o «histórico» momento político que Euskal Herria vive e destacam a importância da Declaração de Bruxelas, a aposta da esquerda abertzale na vias democráticas e pacíficas, bem como a declaração da ETA a anunciar o fim definitivo da sua actividade armada.

Neste sentido, realçam o facto de que «alguns dos agentes visados» na Declaração de Aiete «já responderam aos requerimentos feitos», pelo que instaram o Governo espanhol a envolver-se na resolução do conflito e a dar passos na direcção traçada pelo texto de Aiete. / Fonte: Gara / Manifesto