terça-feira, 10 de abril de 2012

O tribunal de Pau aprovou o mandado europeu contra Ibai Peña

O gasteiztarra Ibai Peña foi detido pela Polícia francesa em 28 de Março em Baiona, na sequência de um mandado europeu emitido contra ele pela Audiência Nacional espanhola. Foi encarcerado em Seysses enquanto aguardava pela decisão judicial, que hoje foi tomada pelo tribunal de Pau, no sentido de o colocar à disposição da Madrilgo Auzitegi Nazionala. Estes acusam Ibai de uma acção de kale borroka ocorrida em 2006.
Já em 2009 Ibai tinha sido encarcerado por causa de um mandado europeu emitido pelo tribunal de excepção espanhol, mas então os de Pau indeferiram a petição. Desde essa altura foi detido mais três vezes em Iparralde. / Fonte: Gara

Ver também: «Ibai Peña sera remis aux autorités espagnoles», de Antton ROUGET (Lejpb)

A Etxerat publica relatório sobre acontecimentos nas prisões relativo ao mês de Março
Con los sucesos del informe del mes de marzo (y de los últimos días de febrero) refleja la dura situación en la que viven las y los presos. Este mes también se han repetido las agresiones, las provocaciones, la denegación de los derechos... Además, la situación ha empeorado en algunas prisiones y los funcionarios están presionando a las presas y presos. / VER: «Informe que da cuenta de los sucesos recogidos en el mes de marzo» (etxerat.info)

O advogado Joseba Agudo foi absolvido por falta de provas
O advogado Joseba Agudo, encarcerado em Outubro de 2009 e posto em liberdade em 22 de Março último, foi absolvido por falta de provas, depois de ter sido julgado na AN por «pertença a organização terrorista». / VER: Gara

Nota: recentemente, à passagem por Basaburua (Nafarroa), vimos uma faixa em que se lia «Josu eta besteak herriRA». (Claro que nos lembrámos de Josu; também de Julen, de Juan Mari e de outros mais. Kalera!)