quinta-feira, 12 de abril de 2012

EPPK: «Respeitando os nossos direitos fundamentais, Madrid e Paris podem contar connosco para falar e avançar»

A renovação do grupo de interlocução do Euskal Preso Politikoen Kolektiboa constitui uma primeira fase do debate interno iniciado há alguns meses e que deve terminar esta Primavera. Por esta razão, concedeu uma extensa entrevista ao Gara que será publicada amanhã na sua edição escrita, e que foi realizada conjuntamente com o Berria. Nela, aborda a situação nas prisões e explica a posição do Colectivo de Presos perante o novo tempo aberto em Euskal Herria pelo fim da luta armada da ETA.


Lakua diz que não tem "nada que comentar" sobre o anúncio do EPPK

Questionados sobre se tiveram contactos com os governos de Madrid e Paris, os interlocutores do Colectivo afirmam que não houve qualquer relação desde 2006, mas mostram a sua inteira disposição para tal. «Desafiamo-los a agirem com seriedade, a contactarem connosco. Respeitando os nossos direitos democráticos fundamentais, podem contar connosco para falar e avançar, temos o mandato do EPPK», referem.

Nesta linha, enquadram os pedidos de liberdade que fizeram pela primeira vez como uma «mão estendida», rejeitada até agora, mas revelam que continuam a fazer esses pedidos nas prisões todos os meses. A maior parte da entrevista, em qualquer caso, dirige à sociedade basca.

O novo grupo de diálogo é composto por seis membros do Colectivo, três deles encarcerados no Estado espanhol e três no francês. São:

- Anabel EGUES, nascida em 1968, de Elduain. Está há dez anos na prisão e encontra-se actualmente em Botafuego (Algeciras).

- Xabier ALEGRIA LOINAZ, nascido em 1958, de Lezo. Passou vários períodos na prisão, o último desde Novembro de 2007. Cumpre pena em Puerto-III.

- Jon OLARRA GURIDI, nascido em 1967 em Donostia. Está preso há nove anos, primeiro no Estado francês e actualmente em Albolote (Granada).

- Lorentxa GIMON, nascida em 1968, de Angelu. Encarcerada há nove anos, neste momento cumpre pena em Rennes.

- Mikel ALBISU IRIARTE, nascido em 1961 em Donostia. Foi detido em 2004 e encontra-se actualmente na prisão de Lyon.

- Marixol IPARRAGIRRE GENETXEA, nascida em 1961, de Eskoriatza. Detida também em 2004, está também agora em Lyon-Corbas. / Fonte: Gara
-
Entrevista ao EPPK no Gara aqui.

EPPKrekin elkarrizketa Berrian hemen.