quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ziortza Ruiz: «O Iñigo caiu no chão à minha frente»

Ziortza Ruiz é uma das muitas pessoas que na quinta-feira passada sentiram na pele a dura carga da Ertzaintza junto à Herriko Taberna de Indautxu, em Bilbo - a carga policial que provocou a morte de Iñigo Cabacas. No seu relato, Ziortza conta-nos como tudo se passou e qual foi a atitude da Ertzaintza desde o início da sua intervenção. (Info7 Irratia)

«Uma marcha silenciosa das peñas vai recordar Iñigo Cabacas no domingo» (Gara)
A Agrupación de Peñas del Athletic e diversos grupos de adeptos convocaram para o próximo domingo uma marcha silenciosa em memória de Iñigo Cabacas.
Num comunicado subscrito pela associação de peñistas e pelos grupos Abertzale Sur, Herri Norte Taldea e Piratak Athletic anuncia-se que a referida marcha terá início às 16h30 na Praça Moyua e terminará em San Mamés, antes do encontro que será disputado por Athletic e Mallorca.

«O Bildu pede que a CM de Bilbo se apresente como acusação popular na morte de Cabacas» (Gara)
O grupo municipal do Bildu em Bilbo solicitou à Câmara Municipal que se apresente como acusação popular na morte do apoiante do Athletic Iñigo Cabacas. A coligação criticou Rodolfo Ares, que sabia «desde o início» que a morte fora provocada por uma bala de borracha, e exigiu o apuramento de responsabilidades.
«Konzentrazioa Basaurin: Iñigo beti gurekin!» (lahaine.org)

Mais informação: Gara, Berria, BilboBranka e SareAntifaxista

Stop balas de borracha: Euskal Herria
No vídeo, imagens da Polícia Nacional espanhola a disparar balas de borracha contra grevistas no dia 29 de Março em Iruñea. E fotos de pessoas feridas nos últimos anos.
De acordo com a legislação da UE, as balas de borracha têm de acabar até ao fim deste ano; os diversos corpos policiais ao serviço do império espanhol têm aproveitado o tempo que resta, provocando feridos e, agora, um morto em Bilbo. Fonte: ateakireki.com