segunda-feira, 30 de abril de 2012

A dispersão penitenciária fez ainda um terceiro acidente no fim-de-semana

A Etxerat fez saber hoje que quatro familiares do gasteiztarra Iñaki Arakama sofreram um acidente este fim-de-semana em San Martín de la Vega, quando o iam visitar à prisão de Valdemoro.

Os familiares do preso basco saíram ilesos mas a viatura em que viajavam ficou bastante danificada, depois de embater contra uma divisória.

Trata-se do sétimo acidente de familiares e amigos de presos políticos bascos em 2012 e o terceiro neste fim-de-semana, depois dos que se deram em Granada com duas pessoas próximas de Txetxu Barrios e Iñaki Beaumont e com dois amigos de Oscar Calabozo e Gorka Vidal e a irmã de Iñaki Alonso, quando regressavam de Córdova.

A Etxerat lembrou que, desde que a dispersão começou a ser aplicada, há 23 anos, 16 familiares e amigos de presas e presos políticos bascos morreram na estrada e que «qualquer um de nós pode também perder a vida a qualquer momento» em função desta realidade.

«É preciso acabar imediatamente com esta política de dispersão. Não podem continuar a pôr em risco as nossas vidas todos os fins-de-semana. É preciso passar das palavras aos actos. É preciso eliminar este aterrador castigo a que condenaram os familiares e os amigos», sublinharam.

A Etxerat dará uma conferência de imprensa em Bilbo na próxima quarta-feira para apresentar uma leitura mais aprofundada da situação. / Fonte: Gara e etxerat.info

Leituras:
«Entrevista a Gemma Alonso, irmã do preso Iñaki Alonso, ferida em Bilbo» (Gara)
Gemma Alonso pasó la noche primero en la carretera y después en el hospital. Ayer, con el collarín que se ve en la imagen, y el susto todavía en el cuerpo, explicaba por teléfono a GARA que ni siquiera es la primera vez que se ve en esta situación.

«La crudeza de la dispersión ha invalidado en sólo 5 días el Plan de Interior», de Ezker Abertzalea (ezkerabertzalea.info)