quinta-feira, 26 de abril de 2012

A Etxerat deu uma conferência em Villalar de los Comuneros

No domingo passado, 22 de Abril, teve lugar una conferência-debate na localidade de Villalar de los Comuneros (Valhadolide) no âmbito de umas jornadas comemorativas nas quais se evoca a derrota dos Comuneros de Castela pelas tropas de Carlos V, num espaço alternativos ao das festas oficiais.

A iniciativa partiu da Resaca Castellana (organização de Burgos que tem sete membros a aguardar julgamento na AN, na sequência de uma montagem policial) e contou com a mediação imprescindível da Askapena (deram-se informações sobre os jovens processados e a aguardar julgamento) e dos EHL-Madrid.

A conferência, seguida com grande interesse por cerca de cem pessoas, esteve a cargo de uma companheira da Etxerat, que começou por apresentar dados relativos à dispersão das presas e dos presos políticos bascos - com todos os problemas que isso traz aos familiares e amigos deste colectivo -, aos presos doentes, aos que cumpriram 3/4 da pena, à Lei Parot, passando depois a abordar a sua dura experiência pessoal enquanto ex-presa política, uma experiência que é consequência da vingativa lei penal do Estado.

A isto seguiu-se o debate, com ampla participação e mostra de interesse por parte do público, no qual se procurou aprofundar o conhecimento do tema com questões diversas, como a que se referia à situação das presas na sua condição de mulheres nas «prisões de homens»...
O acto terminou com um emotivo e forte aplauso fraternal, de apoio e solidariedade, de todos os assistentes. Fonte: askapena.org

Sobre o plano de reinserção dos presos, apresentado hoje pelo ministro espanhol do Interior:
«El plan para la "reinserción" de los presos políticos vascos no es más que una cortina de humo», de Ezker Abertzalea (boltxe.info)
Una vez más, el Gobierno español del Partido Popular hace oídos sordos y desprecia la exigencia de la sociedad vasca para que de una vez por todas cese la criminal política penitenciaria que se aplica a los presos políticos vascos. 

A Salhaketa organiza o V Certame de Artes Cénicas de Rua «De la cárcel a la calle»
A Salhaketa organizou o V Certame de Artes Cénicas de Rua «De la cárcel a la calle», que irá decorrer entre os dias 7 e 12 de Maio na Hormiga Atómica e Subeltz (Iruñea) e no dia 19 de Maio em Uharte. Ainda no âmbito desta iniciativa, organizaram também o I Certame Fotográfico Salhaketa Nafarroa, centrado na temática das «Prisões». Quase cem pessoas participaram neste concurso e as expectativas da Salhaketa foram superadas. A foto vencedora será anunciada em breve na página www.salhaketa-nafarroa.com, e uma selecção de fotos será exposta na Hormiga Atómica e na Subeltz de 7 a 12 de Maio, bem como em Uharte, no dia 12 de Maio. / Fonte: ateakireki.com

Vídeo: I Concurso Fotográfico Salhaketa Nafarroa 'La carcel'