O julgamento da D3M e do Askatasuna começa no dia 30 de Abril na Audiência Nacional espanhola. Neste processo, treze cidadãos bascos vão ser julgados por terem tentado participar nas eleições autonómicas que se realizaram a 1 de Março de 2009. São acusados de pertencer à ETA ou de com ela colaborarem e, por isso, o MP solicita uma pena entre 7 e 9 anos de prisão para cada um.
Hoje de manhã, numa conferência de imprensa que decorreu em Bilbo, membros do movimento Eleak deram a conhecer uma iniciativa de protesto contra o julgamento que irá ter lugar esta sexta-feira. Inicia-se às 19h30 na Praça Barria, em Bilbo, e tem como lema «Eskubide guztiak guztiontzat» [todos os direitos para todos].
Na ocasião, Arantza Urkaregi, uma das arguidas, e Haritz Petralanda, representante do Eleak, afirmaram que vão trabalhar para dar passos em prol das soluções e defenderam que é tempo de acabar com a repressão e com a violação dos direitos civis e políticos. / Notícia completa: Gara / Ver também: BilboBranka